Presidente da Câmara e Presidente da AHBVC com aperto de mãos

Nova Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros Voluntários Celoricenses

Última atualização:

EIP será afeta à secção da Mota

Assinatura de protocolo entre o Município de Celorico de Basto e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Celoricenses, para a criação da 3ª Equipa de Intervenção Permanente, foi assinado no dia 29 de dezembro e remetido para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

As EIP são formadas por profissionais com elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários. A sua implementação surge de um protocolo tripartido entre o governo, a Câmara Municipal os Bombeiros e procura “ser mais uma resposta às necessidades da proteção civil, com recursos altamente especializados e capazes de responder às múltiplas solicitações que possam surgir especialmente no Verão, com os incêndios, mas também no inverno, cada vez mais rigoroso e exigente, como este ano se registou, na salvaguarda de pessoas e bens” aferiu o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima.

O autarca nota que os “esforços financeiros” na proteção civil são fundamentais “porque está em causa o superior interesse das nossas populações, e essa é a demanda do nosso trabalho”.

Estas equipas são financiadas em valores iguais pela ANEPC e o Município. De referir que, com esta, são já 3 equipas que são apoiadas pela Câmara Municipal, representando um esforço anual superior a 100.000,00 euros.

Para Casimiro Magalhães Costa, Presidente da Direção da AHBVC “estas equipas de intervenção permanente surgem da intenção do governo de progressivamente se caminhar para a profissionalização dos bombeiros”. Referindo que esta nova equipa “vai permitir uma resposta mais eficiente às populações, em particular às populações localizadas no núcleo da Mota”.

Estas Equipas de Intervenção Permanente surgiram da intenção do governo em profissionalizar os bombeiros tendo sido tomada a decisão, em sede de orçamento de Estado para 2023, de aumentar 52 euros na remuneração de cada bombeiro integrado na EIP.

Conteúdo atualizado em 13 de Junho de 2024 às 15:52