recolha de bens alimentares
voluntários na recolha de bens alimentares

Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto promove campanha de recolha de bens alimentares

Dezenas de carrinhos de bens alimentares recolhidos são demonstrativos da generosidade do povo celoricense.

Decorreu neste fim-de-semana, 10 e 11 de dezembro, a campanha de recolha de bens alimentares promovida pelo Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto, uma ação que contou com a generosidade dos celoricenses e que teve lugar nos espaços comerciais do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, esteve presente no Mercadinho Mourinhas para contribuir para esta causa.”Todos nós somos responsáveis por criar condições para que todos tenham uma vida mais digna. Infelizmente, as condições económicas de algumas famílias mostram-se precárias para fazer face às despesas diárias de alimentação, condicionadas por vários fatores e aumentadas pela inflação que se tem vindo a verificar, e são gestos como estes que irão amenizar essas dificuldades e permitir que estas famílias possam sentir um maior conforto”. O autarca diz que o foco da sua intervenção são as pessoas, as famílias, “temos vindo a implementar medidas que ajudem as famílias a ultrapassar as dificuldades, medidas relacionadas com a parentalidade mas também com a habitação, com a Estratégia Local de Habitação a decorrer a bom ritmo para que as habitações precárias possam ser reabilitadas e com isso, proporcionar condições dignas de habitação a todas as famílias”

Iniciativa de recolha de bens alimentares decorreu nos estabelecimentos comerciais do concelho nomeadamente no Pingo doce, nas lojas Amanhecer da Mota e Gandarela, no Mercadinho Mourinhas, no Meu Super, no supermercado NBC e o supermercado Eduarda Marinho e permitiu restabelecer o stock e com isso “a possibilidade de ajudar as famílias nesta altura tão especial, o Natal”, como nos disse, a Coordenadora do BLV, Sílvia Cunha. “A população foi, como habitualmente, generosa, conseguimos encher 20 carrinhos de compras, com predominância de arroz, massa e enlatados, mas também leite e outros produtos mais direcionados às crianças”.

Para o correto cumprimento desta campanha o BLV contou com a colaboração de voluntários muitos dos quais a participar pela primeira vez em campanhas de solidariedade. Como foi o caso de José Miguel, aluno da Escola profissional e Agrícola Eng Silva Nunes, que participou por incentivo de um professor, proposta que ele aceitou prontamente. “O Professor perguntou-me se estava interessado em fazer voluntariado, em particular nesta campanha do BLV e eu aceitei prontamente. Está a ser uma experiência diferente, nova, mas muito enriquecedora.

Sílvia Cunha nota que “ o número de voluntários nas campanhas de Natal é sempre menor, uma tendência que queremos contrariar com ações de incentivo à participação. Todos os que participaram foram inexcedíveis no desempenho e na forma como vestiram verdadeiramente a camisola”.

Os produtos recolhidos serão distribuídos pelas famílias mais vulneráveis do nosso concelho, mediante processo social com prova de rendimentos e despesas, um procedimento rigoroso para que os bens alimentares cheguem aos mais necessitados.