Município e Juntas de Freguesia decidiram, de forma conjunta, reforçar as atividades de animação e uma redução significativa da iluminação decorativa.
Em Celorico de Basto, autarquia e todas as Juntas de Freguesia, alcançaram um acordo conjunto que permitirá dar uma resposta à crise energética global, promovendo uma poupança significativa no investimento em iluminação decorativa para esta quadra Natalícia, bem como no consumo de energia elétrica. Em todo o concelho, apenas os edifícios religiosos e elementos simbólicos serão iluminados, apostando o Município na realização de atividades para a dinamização da economia e apoio ao comércio local.
A iniciativa, surge no âmbito da crise energética à escala global, que afeta neste momento as famílias e empresas e às quais estas organizações públicas não ficaram indiferentes. As medidas agora acordadas, visam realizar uma poupança dos consumos e redução dos valores a pagar, mas também a promoção de novos hábitos e procedimentos, ajustados à necessidade de combater as alterações climáticas e de instituir práticas amigas do ambiente. Além das medidas específicas desta quadra Natalícia, serão também adotadas outras propostas de eficiência energética, como a redução do fluxo da iluminação de toda a Ecopista, a instalação de reguladores horários em todos os jardins e espaços públicos e ainda o corte total durante alguns períodos da noite, em locais onde seja possível realizá-lo sem prejuízo das condições de segurança.
Para José Peixoto Lima, presidente da autarquia, “esta é uma medida simbólica, mas necessária pela realidade atual, mas também como preparação para o futuro, que será cada vez mais exigente do ponto de vista do cumprimento de boas práticas ambientais, congratulo todos os Presidentes de Junta pelo acordo alcançado, que permitirá ao concelho ter, nesta matéria, uma coerência em todo o seu território”.
“Esta redução na iluminação decorativa não significa que abdiquemos da magia do Natal, ou da dinamização económica e apoio ao comércio local – pelo contrário. O programa de animação da quadra Natalícia será o maior de sempre, com a dinamização de um mercadinho de Natal, a dinamização cultural e de soluções criativas de decoração que mantenham o nosso concelho apelativo para a população local e todos os que nos visitam, envolvendo as coletividades e promovendo os nossos artistas e os produtos locais”, concluiu.
A Aldeia Natal, uma instalação de miniaturas de edifícios emblemáticos do concelho, totalmente produzida pelos funcionários da Câmara Municipal estará aberta a partir de 8 de dezembro, a árvore de Natal e o mercadinho de Natal, com 12 expositores locais serão inaugurados a 16 de dezembro e estará aberto ao público com animação permanente, até ao dia 24 de dezembro junto à Casa da Terra.