Peça de teatro MULHERE

Peça de Teatro “MULHERES” em Celorico de Basto

“Foi um murro no estômago” que a plateia sentiu ao assistir à peça de teatro “MULHERES” dramatizada pela Tin.Bra Academia de Teatro, no dia 25 de novembro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito do Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres”.

“Senti na pele as emoções e as sensações destas mulheres, foi um murro no estomago perceber que a violência contra as mulheres continua a ser tão comum apesar de vivermos na era da comunicação e da informação” disse-nos a vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho. “A peça foi absolutamente comovente e os exemplos apresentados mostram que não há idade, estrato social ou formação que inibam a violência contra as mulheres que vivem dentro dessas situações anos a fio pela vergonha, pelo medo, pelos filhos, pela carência económica, afetiva… e colocarmo-nos no lugar do outro é sentir a sua dor e perceber que, tantas vezes, é tão difícil sair dessa situação de violência. Por isso temos que saber lidar com as vítimas, acolhe-las, aconchega-las e criar condições para que se sintam confiantes para sair dessa situação. Só assim, com esse conforto seremos capazes de ajudar as mulheres vítimas a sentirem-se empoderadas para agir reagir”.

A peça dramatizada por três atrizes retrata três exemplos de três mulheres vítimas de violência, um projeto da Academia Tim.Bra que conta com 7 anos de existência como nos disse a diretora artística, Vânia Silva, “esta peça tem tido um impacto muito grande, sobretudo nas escolas, mas também para muitas mulheres que nos abordam e que sentem este espetáculo como uma força impulsionadora para agir. A Tin.Bra Academia de Teatro acredita no teatro como uma ferramenta de mudança”. A peça retrata a violência no namoro, a violência doméstica e a violência sexual.

Segundo a Coordenadora do Programa CLDS 4G Celorico+Social, Elisabete Coelho, “quando lemos a sinopse desta peça percebemos no imediato que seria a forma perfeita de tocar as pessoas, de as fazer pensar, e agir. E de facto, trata-se de uma interpretação marcante que nos faz refletir. Nestas temáticas é preciso ser duro na forma como as mesmas são apresentadas para que a indiferença dê lugar à ação”.

A peça esteve em Celorico de Basto pelo CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município de Celorico de Basto no âmbito da sensibilização para a eliminação da violência contra as mulheres.