Presidente da Câmara com aluno do 1º ciclo a entregar a raquete de ténis

Agrupamento de escolas de Celorico de Basto recebe kits de ténis

A Pérola, Associação Juvenil, em estreita parceria com o Município de Celorico de Basto está a articular todos os esforços para fomentar a prática do ténis em Celorico de Basto.

Hoje foi um dia particularmente simbólico com a entrega de kits, com bolas e raquetes de ténis, em todas as escolas do Agrupamento de Escolas. A entrega foi formalizada pelo Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, e pelo Presidente da Pérola, Manuel Maria Afonso.

Para o autarca celoricense “esta é mais uma modalidade que vamos fomentar num concelho com intensa prática desportiva. Felizmente, este concelho respira desporto, com um vasto leque de modalidades a fazer parte do dia-a-dia dos jovens e adultos”. José Peixoto Lima, entregou os kits às crianças que estavam radiantes com mais uma atividade desportiva, “hoje estamos na escola a dar às nossas crianças mais uma modalidade, porque acreditamos que a prática do desporto nunca é demais e contribui para o seu desenvolvimento físico e mental dosa nosso jovens, mas também para o desenvolvimento cognitivo e social, repelindo desigualdades e diferenças”. Observou também que “é nossa intenção fortalecer estes protocolos com associações como a Pérola, uma associação jovem, dinâmica muito versada para a atividade física e para a promoção do desporto e em consequência promotora dos valores positivos que o desporto acarreta”.

Com a entrega destes kits os jovens do Agrupamento de Escolas têm agora a oportunidade de praticar mais uma modalidade como nos disse o Presidente da Comissão Administrativa do Agrupamento de Escolas, Mário Sousa. “Todas as modalidades são importantes e quanto maior for a diversidade mais hipóteses de escolha há para os alunos, muitas vezes não gostam de uma modalidade e gostam de outra, havendo várias opções haverá certamente, maior probabilidade de termos mais alunos a praticar mais desporto. Ao mesmo tempo, reconhecemos que esta modalidade é dispendiosa e a escola não teria recursos nem meios para a proporcionar aos nossos alunos, por isso agradecemos à Pérola e ao Município, por nos propiciarem esta oportunidade”.

Para os centros escolares foram distribuídos vários kits com raquetes, tipo de praia, e bolas leves estilo antisstress para que as crianças se habituem a manipular os objetivos e possam brincar com as raquetes e as bolas no recreio. Na escola Básica da Mota, de Gandarela e na Básica e Secundária da vila de Celorico de Basto foram entregues kits de ténis com raquetes e bolas.

Para a Presidente da Pérola, Manuel Maria Afonso, “a prática do ténis está oficialmente lançada. Em parceria com o Município temos dois professores de educação física a ensinar a modalidade a todos aqueles que queiram aprender. Reconhecemos que a prática desportiva neste concelho é imensa e nós acabamos de chegar, mas estou certo que, a curto prazo, encontraremos o espaço. Neste momento estamos a praticar a modalidade no campo de jogos do Agrupamento de Escolas. A inscrição pode ser feita a qualquer altura, e podem participar dos 8 aos 80 anos”. Manuel Afonso disse-nos também que “o nosso objetivo assenta sobretudo na promoção da modalidade e por isso estamos recetivos a levá-la a todas as freguesias do concelho e a chegar a um maior número de pessoas que a queiram praticar. E é por isso estamos aqui. A escola é o nosso parceiro privilegiado no fomento da modalidade. Queremos que o ténis chegue a todos, quando era miúdo tinha um colega que tinha raquetes, mas o pai tinha uma série de carros de topo na garagem. Reconheço que o ténis era e ainda é uma modalidade elitista e muito dispendiosa e se queremos que a mesma seja praticada temos que encontrar formas para que os jovens e os adultos a possam praticar de forma acessível” Manuel Afonso disse-nos que nesta primeira fase queremos que as crianças e os jovens “aprendam a manusear os objetos, para depois aprender as regras e começar a praticar a modalidade. É um processo gradual e exigente e que requer prática contínua”.