Visualização do filme Dimensão S
Alunos do 1º ciclo de Celorico de Basto visualizam filme "Dimensão S"

Os alunos do 1º ciclo de Celorico de Basto assistiram ao filme “Dimensão S”

O Município de Celorico de Basto proporcionou a visualização do filme, “Dimensão S” a todos os alunos que frequentam o Primeiro Ciclo no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

Sensibilizar para comportamentos saudáveis foi o objetivo

A projeção deste filme decorreu numa parceria entre o Município, a Filmideia e as Águas do Norte. Trata-se de uma comédia musical infanto-juvenil que aborda a importância dos bons hábitos alimentares e dos comportamentos sociais de forma divertida e pedagógica.

Para a Vereadora da Educação, Maria José Marinho, “aproveitamos a celebração do Dia Mundial da Diabetes para, de forma lúdica e divertida, levar às nossas crianças a importância de comportamentos saudáveis para um desenvolvimento pleno de cada um. Queremos que as nossas crianças adquiram hábitos saudáveis desde tenra idade e sejam os agentes moldadores dos adultos, que percebam a importância do exercício físico, da alimentação equilibrada, comportamentos que irão afastar muitas doenças e que contribuirão para o correto desenvolvimento cognitivo e físico, e, em simultâneo para o sucesso académico e social”.

O filme foi exibido no dia 14, no Cineteatro do Bombeiros Voluntários Celoricenses, para os alunos dos centros escolares das vilas de Celorico e de Fermil, e no dia 15 foi apresentado aos alunos da Mota e de Gandarela.

A obra integra-se no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), nomeadamente nos domínios da Educação para a Saúde (promoção da saúde, saúde pública, alimentação e exercício físico), da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Para o Presidente da Comissão Administrativa do Agrupamento de Escolas, Mário Sousa, “é importante pegar no aspeto lúdico e começar, de tenra idade, a sensibilizar para a problemática da diabetes e dos comportamentos prejudiciais à saúde, temos alunos que não consomem o leite escolar e trazem de casa leites muito açucarados. De facto, é preciso começar, desde muito cedo, a sensibilizar para comportamentos saudáveis”.