Celorico de Basto promoveu workshop sobre “Gestão de conflitos na infância”

Nuno Pinto Martins autor do livro “Educar pela positiva” esteve este sábado, 12 de novembro, na Casa da Terra, em Celorico de Basto, a falar da “gestão de conflitos na infância” para uma vasta plateia de pais e educadores.

Iniciativa foi organizada pelo CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município e visa “fornecer aos pais e educadores o maior número de ferramentas na gestão de conflitos na infância” como nos disse a coordenadora do CLDS 4G, Elisabete Coelho. “Este workshop integra o eixo II de intervenção, em que focamos a nossa ação ao nível familiar e parental, com forte incidência na parentalidade positiva, nesse sentido e reconhecendo o trabalho e a obra de Nuno Pinto Martins, observamos que seria a pessoa certa para falar e esclarecer os pais e educadores para uma temática tão desafiadora”.

No workshop foi explicado pelo autor como reagir nos conflitos, o ciclo do conflito, os 5 passos para resolver os conflitos eficazmente, o conflito entre pares: como pôr todos no mesmo barco, a importância do auto cuidado, educar de olhos abertos versos educar de olhos fechados e a nossa missão e o nosso legado. Uma ação interativa que colocou os presentes a pensar e sobretudo “a refletir sobre atitudes e comportamentos”.

Nuno Pinto Martins disse-nos que os pais estão cada vez mais preocupados com a educação, visível no número de pessoas que se inscrevem e participam neste tipo de ações. “A elevada adesão, significa que os pais precisam de outras estratégias, outras ferramentas e portanto, estão abertos a procura-las”. Algo que exige esforço e empenho, “não é uma tarefa fácil, não se consegue a mudança de um dia para o outro, a nossa tendência é para educar com base naquilo que conhecemos e que foi a nossa própria educação, em que a tendência é para repetir, a palmada, o grito, o castigo. Para fazer diferente é preciso fazer um trabalho interior, ter a coragem de ir à procura dessas ferramentas mas perceber que a mudança não acontece de um dia para o outro, é preciso um trabalho diário, ponto a ponto, com consciência de que vamos falhar muito durante o processo. Existirão momentos em que as novas estratégias vão resultar, e outros momentos em que essas estratégias não vão resultar, e esse é um momento chave. Significa pois, que não devemos descartar essa ferramenta apenas porque a mesma não resultou naquele dia” aferiu o autor.

Este foi mais um workshop de uma série de iniciativas que serão promovidas no âmbito da Parentalidade Positiva com o intuito de informar, esclarecer e sobretudo, “serenar os pais neste que é o papel mais importante das nossas vidas. Educar é uma tarefa difícil, exigente, mas acima de tudo gratificante” disse a Vereadora da Educação do Município, Maria José Marinho. A autarca observou que “vivemos tempos únicos, a covid-19 veio acelerar a educação digital e mudar alguns conceitos pré-estabelecidos e nós, pais, temos que saber acompanhar esses tempos, mudar as nossas estratégias, e acima de tudo fazer o melhor para que os nossos filhos cresçam felizes”.