Artesão Vitor Resende ensina a arte da pintura em tecido aos formandos presentes

Pintura em tecido no atelier “Artes e Saberes”

Decorreu no dia 24 de outubro, no Atelier “Artes e Saberes” o workshop “Pintura em Tecido” uma iniciativa direcionada a pessoas desempregadas com o intuito de lhes “dar mais uma ferramenta na procura do emprego”.

A ação decorreu em pleno Dia Municipal para a Igualdade e mostrou que ainda há um longo caminho a trilhar no que concerne à igualdade e à não discriminação como nos disse Isabel Santos, participante neste workshop, “tenho uma incapacidade superior a 60% e apesar dessa incapacidade não ser visível é um entrave na entrada no mercado de trabalho, felizmente, eu sou uma lutadora e nunca baixei os braços e apesar da minha incapacidade pretendo criar o meu próprio atelier de criatividade, costura e artesanato, online com apoio da plataforma youtube. Quero fazer costura criativa, fazer os meus moldes, uma coisa diferente e colocar as pessoas a ver, a aprender, e quem sabe mudar vidas”. Isabel sempre foi autodidata ao longo da vida, e foi a paixão pela costura que a fez criar, há anos atrás, a própria fábrica, uma confeção, e foi a incapacidade que a fez abrandar.”Este atelier é muito importante e motivador e foi neste género de ações que senti o incentivo para colocar a minha ideia em prática, o meu sonho”.

“E são estes sonhos que nos motivam a fazer mais e melhor pelas nossas gentes” disse a Vereadora da Ação Social, Maria José Marinho, “percebemos que estamos a fazer a diferença na vida das pessoas e isso é o mais importante na nossa intervenção. Este atelier além da função de ensinar tem sobretudo, a função de motivar e incentivar ao empreendedorismo criando confiança para um futuro mais promissor”.

A ação foi desenvolvida pelo CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município e visa de forma concreta “ dar novas competências às pessoas que frequentam o atelier e não só, uma vez que a ação foi aberta a todas as pessoas desempregadas” como nos disse a coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social, Elisabete Coelho, “este atelier de pintura em tecido procura dar novas experiências às pessoas para que daqui possam retirar novas ideias e adquirir conhecimentos que as ajudem na procura do emprego e na criação do seu próprio negócio. Estamos a pintar almofadas, aventais, sacos, materiais produzidos anteriormente neste atelier mas é intenção que, ao aprenderem a técnica a possam aplicar em outras peças e quem sabe promover também a sustentabilidade com a reutilização de tecidos gastos ou em fim de vida”.

A técnica, Pintura em Tecido, foi ensinada artesão Vitor Resende, da Associação Teque, parceira da iniciativa, que nos disse que a técnica é feita com “tintas acrílicas especificas para a pintura em tecido, para ser possível lavar, passar a ferro, e usar normalmente, é a primeira iniciativa de muitas que pretendemos desenvolver cientes de que as artes devem estar sempre presentes no desenvolvimento pessoal de cada pessoa, são a base de toda a criação artística”.

A próxima iniciativa a desenvolver no atelier “Artes e Saberes” está agendada para hoje e denomina-se “Costura criativa”, atividade que será replicada no dia 7 de novembro.