Elementos dos Fogo Fogo em interação com os jovens músicos locais, numa atividade da residência artística.

Celorico de Basto promove residência artística

Fogo Fogo mistura-se com a comunidade local

A primeira Residência Artística de 2022 está agora a decorrer em Celorico de Basto com a presença da Banda Fogo Fogo a interagir com os vários agentes culturais e musicais do concelho.

A banda composta pelos artistas David Pessoa, Márcio Silva, Danilo Lopes, Francisco Rebelo e João Gomes esteve esta quinta-feira, 20 de outubro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa a apresentar aos jovens da Academia de Música de Basto “todo o processo de fazer música, um processo que exige muita repetição, muito trabalho, até que a melodia esteja completamente harmoniosa para passar para o público. Este é um processo pouco abordado, mas crucial para a criação musical” disse Márcio Silva, baterista dos Fogo Fogo.

Para a Vereadora da Cultura do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, os Fogo Fogo integram a 1ª residência artística porque são uma banda reconhecida com vários projetos e atuações um pouco por todo mundo. Uma banda que esteve connosco no Festival Inquieto e que mostrou, desde o primeiro momento, interesse em integrar este projeto que consiste em fazer arte conjuntamente com os nossos aristas locais”. Para a autarca, “esta residência artística é a primeira de um conjunto de iniciativas similares com o intuito de proporcionar à nossa comunidade, sobretudo aqueles que olham para estas áreas com interesse, a possibilidade de viverem novas experiências, experiências essas que poderão ter aqui um papel crucial no incentivo e motivação no fomento do interesse pelas diferentes manifestações artísticas. De facto, Celorico de Basto tem todas as condições para a criação artística”.

Os Fogo Fogo é projeto ímpar que celebra as influências e tradições de raiz lusófona, com origem na cultura musical cabo-verdiana. O seu primeiro disco de originais tem o nome de “Fladu Fla” e foi lançado em 2021.

Esta residência artística promovida pelo Município de Celorico de Basto advém de uma candidatura submetida e aprovada ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.