Município de Celorico de Basto assinala dia mundial do animal

O CRO – Centro de Recolha Animal de Celorico de Basto, abre as suas portas para a celebração do Dia Mundial do Animal, com visitas das escolas e campanha de adoção responsável.

O Dia Mundial do Animal celebra-se a 4 de outubro, desde 1931. A data foi decidida durante uma convenção de ecologistas em Florença, a escolha teve em conta o facto de este ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

O Município de Celorico de Basto assinala este dia com um conjunto de atividades dedicada à divulgação do trabalho realizado no CRO, estrutura que tem acolhido dezenas de animais abandonados e promovido campanhas que permitiram a adoção responsável de 61 cães e 5 gatos, desde abril do presente ano.

Durante o dia, o CRO irá receber várias turmas do Agrupamento de Escola de Celorico de Basto, que terá a oportunidade de conhecer as instalações e o dia-a-dia do CRO, que tem ainda vários animais que procuram um novo dono. Este dia servirá também para sensibilizar os mais novos para os problemas do abandono animal, tentando criar uma nova consciência social nas gerações mais jovens.

Para Domingos Teixeira, vereador responsável por este equipamento, “esta é uma data em que mostramos à comunidade o trabalho que estamos a desenvolver no CRO e homenageamos todos os que, de forma voluntária, dão o seu contributo para que os animais recolhidos tenham uma vida mais digna (…) o envolvimento da comunidade escolar é fundamental, sensibilizando a nova geração para a necessidade de um futuro diferente, sem abandono animal”, concluiu.

Apesar dos excelentes resultados das campanhas de adoção realizadas pelo CRO, existem ainda mais de quatro dezenas de cães e uma dezena de gatos que procuram um novo dono. Todos os dias são recebidos novos animais abandonados, que nestas instalações recebem os cuidados de saúde, alimentação e higiene necessários para uma vida com dignidade.