Aniversário da cpcj em cbt

Comissão de proteção de crianças e Jovens em funcionamento há 19 anos em Celorico de Basto

Foi numa cerimónia intimista, na Casa da Terra, que a CPCJ de Celorico de Basto celebrou o aniversário de início de funcionamento. Cerimónia que serviu de mote para a apresentação do projeto Adélia.

Em funcionamento em Celorico de Basto desde 16 de setembro de 2003, a CPCJ de Celorico de Basto “é uma entidade que abarca uma responsabilidade crescente numa altura especialmente frágil e suscitadora de situações de potencial conflito/violência intrafamiliar e de várias formas de perigo para as crianças e jovens” como nos disse a Presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Helena Martinho, durante a sua intervenção na cerimónia de celebração de mais um aniversário. A Presidente, em funções desde setembro de 2021, disse que “o trabalho desenvolvido por esta entidade tem sido muito positivo na forma como são abordados assuntos especialmente sensíveis mas também na sensibilização e promoção da proteção das crianças e jovens junto da comunidade, uma missão que é de todos e que a todos diz respeito”.

Nesta ação foi apresentado o projeto Adélia, um programa de Parentalidade Positiva e, neste contexto, Helena Martinho, observou que “no desenvolvimento do nosso trabalho somos confrontados com problemáticas que indiciam défices de Parentalidade e por isso decidimos aderir ao Projeto Adélia dinamizado e proposto pela Comissão Nacional. Trata-se de um documento que nos dá uma imagem aproximada das formas de Parentalidade diagnosticada no concelho e face a isso propomos um plano de ação assente em atividades concretas, com parcerias ativas e com a participação dos destinatários. Esta é mais uma ação promovida pela comissão na modalidade alargada que tem vindo a fazer um trabalho notável com ações de sensibilização para diferentes formas de maus tratos, contribuindo também para esclarecer a população para o papel da CPCJ numa comunidade”.

O projeto Adélia foi apresentado pelo comissário Nuno Machado e a técnica superior do Município, Natália Alves, com a apresentação das diferentes fasesdinamização, aplicação, elaboração do diagnóstico e plano de ação”. “Um projeto que se prevê muito benéfico para a população com mecanismos que irão contribuir para uma parentalidade mais positiva”.

A cerimónia de aniversário contou com a presença de vários individualidades do universo da CPCJ nacional nomeadamente, a vice presidente da CPCJ nacional, Maria João Fernandes, e o juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, Paulo Guerra.

A comunicação do Paulo Guerra “foi muito enriquecedora e uma lufada de ar fresco para todos os presentes. Procurando apelar a todos, que as crianças e jovens são os principais afetados com decisões que se tomam, muitas vezes difíceis, mas, necessárias em prol do seu bem-estar”. Realçou a importância do trabalho exercido pela CPCJ, enquanto entidade promotora de direitos e defesa das crianças.

Presente nesta ação esteve também o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que refletiu sobre a importância desta entidade “na promoção e proteção das crianças e jovens numa altura particularmente única pelas dificuldades económicas e sociais que o país vive. Temos vindo enquanto Município a desenvolver uma série de politicas voltadas para as famílias para que todas as crianças possam crescer nas melhores condições sociais, económicas, educativas com parcerias bem estruturadas com vários organismos no fomento da igualdade e equidade, mas é facto, que ainda há muito a ser feito e, neste sentido a CPCJ tem sabido encontrar o caminho para chegar à comunidade, com campanhas de sensibilização e trabalho de campo que tem mudado comportamentos alguns culturalmente instituídos que estão a ser desvirtuados e que eram nefastos para o crescimento feliz e equilibrado das nossas crianças e jovens. Ao longo deste 19 anos, a CPCJ soube trilhar o seu caminho e é hoje observada pela comunidade como entidade fundamental para a defesa dos direitos das crianças e jovens contribuindo positivamente para o seu crescimento num ambiente feliz e acolhedor”.