Município de Celorico de Basto alarga os apoios a estudantes e famílias.

No arranque no novo ano escolar, o executivo Celoricense aprovou um conjunto alargado de medidas na área da educação, promovendo a igualdade no acesso ao ensino e apoiando as famílias num momento de dificuldade.

O Município de Celorico de Basto, que assumiu este ano as competências na área da educação, tem como preocupação primordial o investimento na educação, definindo como prioridades: a igualdade no acesso ao ensino; a promoção do sucesso escolar dos alunos através de programas de combate ao insucesso educativo; o reforço da qualidade dos serviços prestados às escolas do concelho e à comunidade educativa; o reforço no apoio no apoio dos transportes escolares, estendendo o transporte gratuito a todos os alunos até ao ensino secundário e melhorar a qualidade das refeições servidas nas EB e na Secundária. Neste ano letivo de 2022-2023, todas as famílias irão beneficiar da gratuitidade dos serviços da componente de prolongamento de horário, realizadas no âmbito das atividades de animação e de apoio à família (AAAF), da componente de apoio à família (CAF) e das atividades de enriquecimento curricular (AEC).

Além destes apoios e a exemplo dos anos anteriores, irá comparticipar as fichas de trabalho de todos os alunos do 1.º ciclo, complementando a oferta dos manuais escolares, assegurada pelo Estado. Esta medida de apoio terá um custo de 16.000€ aos cofres da autarquia e abrange, os 423 alunos que, cumulativamente, residem e estão matriculados num estabelecimento de ensino do concelho.

Para Maria José Marinho, Vereadora da educação, “este é um esforço que o Município não pode deixar de ter, numa área sempre importante para a nossa comunidade e num momento em que as dificuldades das famílias aumentaram pelo aumento do custo de vida e diminuição de poder de compra”.

José Peixoto Lima, Presidente da Autarquia, destaca a “importância do cumprimento de um conjunto de medidas viradas para o futuro, sobre as quais existia um compromisso assumido durante a campanha eleitoral, que possibilita que todos, independentemente das suas condições sociais, económicas, culturais e familiares, possam ter as melhores condições de acesso à educação, contribuindo, cada vez mais para uma maior igualdade reforçando as medidas de coesão social”.