Tradições, usos e costumes marcaram as Festas do Concelho

Festividades permitiram sentir o pulsar da identidade das gentes locais

As Festas do Concelho em honra de S. Tiago regressaram a Celorico de Basto com um cartaz cultural diversificado onde se evidenciaram os usos e costumes das gentes desta terra apresentados de forma briosa no Cortejo Etnográfico.

Foram 4 dias de manifestações culturais que atraíram milhares de pessoas à sede do concelho.

José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, marcou presença em todas as atividades desenvolvidas mas destacou o cortejo etnográfico como “o verdadeiro momento das nossas gentes, do retrato da nossa identidade, com uma apresentação cuidada e fiel aos usos, costumes e tradições de cada freguesia”. O autarca mostrou-se agradado com a moldura humana que acorreu às festividades, “é impressionante a forma como as pessoas responderam ao nosso chamado, depois de dois anos sem atividades receávamos que a população se inibisse de participar e assistir às festividades, mas felizmente isso não aconteceu e tivemos uma participação massiva seja nas atividades promovidas seja a assistir. Esta é de facto, a festa do nosso povo, da nossa gente, e todos as atividades promovidas são feitas para que se sintam bem, integrados, que vivam e revivam as nossas tradições, e com isso que colaborem para a sua preservação. Tivemos um cartaz cultural diversificado onde a cultura e o desporto se fundiram na perfeição e proporcionaram o deleite a todos os participantes”. José Peixoto Lima destacou ainda que “não há festa como esta, uma festa que envolve juntas de freguesia, associações, coletividades, e grupos informais, que têm gosto e orgulho em participar nas atividades promovidas”.

As festas de S. Tiago iniciaram na sexta, 22 de julho, com o tradicional despique de bombos com a participação de todos os grupos de bombos do concelho e o concerto da Cooperartes que apresentou o projeto “Grooving Orchestra by AMB”. No sábado, a grande noitada o S. Tiago foi abrilhantada pelo concerto dos Omni’s que mostraram o seu repertório na praça Albino Alves Pereira. O grande momento da noite foi o concerto do AGIR, o conceituado cantor português atraiu milhares de pessoas a Celorico de Basto, fãs incondicionais das suas músicas, e que encheram a praça Cardeal D. António Ribeiro.

A noite continuou animada com a festa dentro das festas, o S. Tiago Toda a Noite, uma noite de dj´s com o Cozta, The fucking Bastards, Patolas e Maryzka a abrilhantar a quinta do Prado até o sol raiar.

No domingo, 24 de julho, o dia começou cedo com a Corrida de S. Tiago, uma atividade desportiva que une Celorico a Mondim e que contou com elevada adesão. A tarde foi dedicada à cultura com o concerto da Banda de Música de Sta. Tecla, seguindo-se o grandioso cortejo etnográfico com a participação das freguesias do concelho e a demonstração dos usos, costumes e tradições sem esquecer as preocupações ambientais e a sátira. De seguida foram todos convidados a participar na merenda de S. Tiago e a noite terminou com o festival de folclore protagonizado pelo rancho folclórico de Sta. Maria de Canedo, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, o Rancho Folclórico do Centro cultural e Recreativo de S. Bartolomeu do Rego, e o Rancho Folclórico os Amigos do Castelo.

Na segundam Feriado Municipal, em honra de S. Tiago foi promovida uma eucaristia na igreja de nossa Senhora da Conceição e à tarde decorreram as marchas populares do Celorico a Mexer.

Uma festa que voltou à sede do concelho e proporcionou uma mistura de emoções entre a preservação das tradições e a alegria do regresso à normalidade.