celorico a mexer

Idosos de Celorico de Basto no Santuário do Sameiro e Bom Jesus de Braga

Como habitualmente, o Programa Celorico a Mexer do Município de Celorico de Basto proporciona um passeio aos seus idosos a um lugar religioso à sua escolha, este ano a escolha recaiu no Santuário do Sameiro e Bom Jesus em Braga.

O passeio decorreu ontem, 21 de julho, com cerca de três centenas de idosos a visitarem dois dos Santuários do norte do país que mais peregrinos recebem ao longo do ano.

Os idosos tiveram um dia cheio que começou com a participação na celebração eucarística celebrada no Santuário de Nossa senhora do Sameiro propositadamente para este grupo. Um momento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que quis acompanhar o grupo do Celorico a Mexer neste momento tão simbólico. “Continuamos e continuaremos a dar aos nossos idosos tudo aquilo que os faça felizes, reconhecemos a importância de valorizar junto dos nossos idosos locais de referência e do nosso património religioso, como é o caso do Santuário do Sameiro e do Santuário do Bom Jesus do Monte”. O autarca observa que o mais importante deste programa “é fazer as pessoas felizes, integradas e que possam desfrutar de momentos de convívio e partilha”. Acrescentou que “durante o mês de agosto, há uma pausa no programa altura em que as pessoas desfrutam da companhia dos seus familiares e amigos que regressam à terra para as férias de Verão”.

Terminada a eucaristia o grupo deslocou-se para o parque do Santuário do Bom Jesus onde desfrutou de um almoço em formato piquenique fomentando o convívio entre todos, com a presença da vereadora da Ação Social Maria José Marinho que destacou «a importância da realização destas atividades que promovem o bem-estar e um envelhecimento ativo da nossa população mais idosa.». Realçou que “a Câmara Municipal tem a responsabilidade acrescida de estar presente na vida das pessoas e zelar pelo seu bem-estar”.

A Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município, Helena Martinho, referiu que “este é um passeio que marca o encerramento do Celorico a Mexer antes de entrarem no mês de férias, à exceção da realização das marchas populares que pela primeira vez se realizam no dia do Município, dia 25 de julho. Mas é com este passeio que damos por concluído um ano de atividades. Este passeio mostra-se então como o encerramento de um ano de atividades, felizmente a decorrer com a maior normalidade apesar de todos os cuidados a ter neste período pós-pandémico. Em setembro regressamos com as múltiplas atividades promovidas neste programa tão importante na vida destes idosos.»

No dia 25 de julho, pelas 18h, os idosos serão os protagonistas das marchas populares, integradas pela primeira vez nas Festas do concelho em honra de S. Tiago. A última iniciativa publica antes das férias.