albano costa

Município de Celorico de Basto homenageia padre Albano Costa pelos 50 anos ao serviço da Paróquia de Ribas

Por todo o exemplo de vida dedicada aos outros, a Câmara Municipal de Celorico de Basto, em reunião ordinária de 15 de junho de 2022, deliberou por unanimidade um voto de louvor e reconhecimento ao reverendo senhor padre Dr. Albano Fernandes Costa como reconhecimento do mérito e da sua obra e da sua entrega à comunidade do concelho de Celorico de Basto e à freguesia de Ribas.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, esteve em Ribas nas cerimónias de homenagem ao Arcipreste de Celorico de Basto, no dia e na hora que marcam a chegada do padre albano Costa a esta paróquia há 50 anos atrás, no dia 18 de Junho de 1972.

O autarca observou, durante a cerimónia de homenagem, que “50 anos de dedicação a uma freguesia é uma vida, uma longa vida. Seguramente que, quando aqui chegou, a este “cantinho nos confins do Minho”, foi confrontado com imensas dúvidas e interrogações. Por conhecimento próprio, reconheço a sua força de vontade, o seu empenhamento, a sua resiliência para vencer as dificuldades”. José Peixoto Lima ressalvou os muitos projetos em que estiveram e estão envolvidos, “na reabitação do património das capelas e das igrejas, dos espaços públicos, das respostas sociais que aqui foram sendo criadas”. Para o Presidente da Câmara, o Padre Albano Costa é “um visionário, um trabalhador incansável, em prol desta comunidade, no que diz respeito à pastoral da igreja e ao desenvolvimento social e cultural desta comunidade”.

No final da intervenção o autarca leu o voto de louvor deliberado pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, em reunião ordinária de 15 de junho de 2022, deliberado por unanimidade.

Esta sessão de homenagem foi organizada por um grupo de amigos de Ribas e do Homenageado, encabeçado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ribas, José Sousa e contou com a presença de várias edilidades nomeadamente o D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga.

O Homenageado, visivelmente emocionado, teceu profundos agradecimentos a todos os envolvidos por tão calorosa homenagem e disse que “não trabalho para receber merecimento, tudo faço para cumprir a minha vocação. A minha vida e a minha vocação são a dádiva contínua de Deus que procuro corresponder da melhor forma, dentro das minhas limitações e defeitos”. Em agradecimentos ao povo que o acolheu, Albano Costa disse “Conheceis-me e conheço-vos, caminhamos juntos, em comunhão, em sentido de missão. O que aqui está, nesta paróquia, durante estes 50 anos, tem apenas uma marca, o amor a Deus e o amor aos irmãos, e o sentido de gratidão para convosco que sem me conhecerdes me recebeste como amigo desde o dia 18 de junho de 1972. E me acompanhaste, ajudaste e tornaste possível tudo o que foi sonhado, pensado e concretizado, Graças a Deus”. Albano Costa teceu palavras de apreço a D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, “tem um modo de ser particular, que nos marca, porque obriga-nos a sair de nós mesmos para estarmos de facto, com os que, ao nosso lado, seguem a mesma fé, seguem o mesmo espirito, têm a mesma visão Deus, um Deus amigo que não quer ninguém parado. Muito obrigado pelos exemplos que tem dado a toda arquidiocese e que para além das palavras sábias e inspiradas com que nos dirige por vontade do Espirito Santo, estes atos falam ainda mais que as palavras e apontam um rumo de não pararmos de não ficarmos à margem da estrada, de seguirmos em frente enquanto Deus nos permitir”.

A José Peixoto Lima, “amigo de longa data, de uma paciência infinita que eu comparo à paciência divina, durante estas dezenas de anos, como funcionário da Câmara, teve sempre uma porta aberta para nos atender, para nos ajudar, numa disponibilidade total para que as paróquias pudessem contar com o seu trabalho, com a sua capacidade, com o seu amor, com a sua determinação. E nós, estamos-lhe gratos, todos os párocos de Celorico, e eu de uma maneira muito particular. Tudo o que está aqui feito em Ribas está a mão, está o empenho, está a ajuda do Sr. Presidente da Câmara atual, que nunca escolheu horas, nem momentos para nos receber e para nos ajudar, mas que sempre, de braços abertos, com aquela frase que lhe é peculiar “disponha meu caro!”, sempre nos ajudou nas nossas dificuldades, muito obrigada e que agora no novo serviço de presidente da Câmara, o Senhor o Ajude para tornar esta Câmara mais dinâmica, mais forte, mais próxima e mais digna para a população do concelho”.

A cerimónia foi encerrada pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, que elogiou a ação pastoral do padre Albano e o exemplo de uma vida dedicada à sua comunidade.