Município de Celorico de Basto edita livro “Semeando Versos, colhendo histórias”, um projeto da equipa pedagógica da Escola Básica de Gandarela que contou com a colaboração de todos os alunos do 2º e 3º ciclo daquela escola.
Esta obra poética coletiva teve por objetivo poetizar a história, com poemas e ilustrações desenvolvidos pelos alunos da EBG. Muitos dos poemas foram transformados em música e apresentados pelos alunos nesta sessão de apresentação da obra literária que decorreu no dia 14 de junho, no polivante da escola Básica de Gandarela.
O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, deu os parabéns aos principais intervenientes na concretização desta obra, os alunos e as professoras Leonor Castro, Coordenadora da Escola, e Sónia Teixeira, professora de história, “sem elas este projeto não seria possível, elas foram o motor deste projeto, mas vocês é que foram os autores, estão todos de parabéns”. “Quando me abordaram para publicar este projeto e reconhecendo o trabalho apresentado, não hesitei em colaborar e transformá-lo nesta obra que hoje aqui apresentamos, está aqui o produto do vosso trabalho, um trabalho que vai ficar na vossa memória e na memória de todos. Estas são obras que marcam os seus autores e quem as lê, obras que nascem de sonhos e de um querer mais forte que a própria vontade”.
José Peixoto Lima, e sendo uma obra que transformou a história em poesia, contou, de forma breve, a história do concelho com referência ao rio Tâmega como “eram as autoestradas por onde os povos se orientavam no território”, um território imenso “que ia da serra da Cabreira à Serra da Aboboreira”. Uma história intimamente ligada ao Castelo com duas grandes datas, a entrega do Foral em 1520 e a mudança da sede do concelho da Vila de Basto para a vila Nova do Freixieiro em 1719.
O livro, agora editado, será oferecido a todos os alunos da EB Gandarela e aos professores.