Festival Inquieto em Celorico de Basto

Muito mais que um festival de música. Arte, cultura e criatividade para mentes inquietas, a 17 e 18 de junho.

O Município de Celorico de Basto apresentou o programa do Festival Inquieto. O evento decorre nos dias 17 e 18 de junho e propõe um vasto conjunto de atividades. Concertos, oficinas de arte, artesanato, mostras de arte e atividades desportiva que prometem animar este concelho minhoto num fim de semana preenchido com atividades de participação gratuita.

O cartaz contem nomes fortes do panorama musical nacional, mas apresenta-se sob o lema “Muito mais que um festival de música. Arte, cultura e criatividade para mentes inquietas”.

Pelo palco do Inquieto passarão os “Capitão Fausto” e Kumpania Algazarra” na sexta-feira, 17 e os “Fogo Fogo” e “Bezegol” no sábado, 18 de junho, mas há muito mais a acontecer, em vários espaços da sede do concelho Celoricense.

O Município de Celorico de Basto lançou o desafio a vários artistas locais e a diversas associações e organizações do concelho para darem o seu contributo para o programa do “Inquieto” e serão estes os protagonistas de um vasto conjunto de oficinas de arte e atividades lúdicas e desportivas que garantem atividade permanente nos dois dias do festival, incluindo de forma ativa os jovens mais vulneráveis e isolados, envolvendo-os nas atividades comunitárias por via da cultura.

Para José Peixoto Lima, Presidente da autarquia, “este evento é uma aposta forte do Município, que reforça a atratividade do concelho junto do público mais jovem e afirma o concelho de Celorico de Basto como um território com dinâmica cultural, potenciando assim a procura turística, a atividade económica e o acrescento de valor à comunidade local por duas vias: a valorização dos artistas locais e a promoção do contacto da população com diversas formas de arte e atividades culturais”. “Nesta primeira edição daremos um sinal daquilo que pretendemos para o futuro, com um evento que se pretende afirmar no panorama nacional de eventos pela diferença, afirmando-se como um acontecimento de valor acrescentado que vai muito além de mais uma festa”, concluiu.

O Festival Inquieto insere-se no programa operacional regional do Norte, no âmbito da medida “Cultura para todos”, financiada pelo Fundo Social Europeu. A programação poderá ser consultada de forma detalhada no site da autarquia www-mun-celoricodebasto.pt.

A entrada é gratuita para todas as atividades e disponibilizará uma zona de campismo gratuito. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer Celorico de Basto – Onde o Minho muda de Cor.

Conteúdo atualizado em 13 de Junho de 2022 às 14:20