Celorico de Basto acolhe família ucraniana

Família de 7 pessoas ficará instalada, a partir de hoje, num dos edifícios intervencionados, junto à estação de Celorico de Basto, no âmbito da reabilitação dos edifícios contíguos à ecopista.

Trata-se um espaço com tipologia de T3 com todas as condições para acolher condignamente esta família chegada da Ucrânia.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, deu as boas vindas à família e afirmou tudo fazer para que a mesma seja devidamente integrada na comunidade. “Não podíamos ficar indiferentes ao que se passa com este povo, e acedemos prontamente ao primeiro contacto para acolher esta família. Temos que ser capazes de ajudar e colaborar para contribuir para mitigar as dificuldades sentidas com esta guerra. Esta família de 7 pessoas irá ficar instalada neste edifício, recentemente reabilitado, e terá todo o apoio necessário para se integrar na comunidade”. Efetivamente, “os serviços da Câmara irão proporcionar uma visita às instituições do concelho, para a efetivar a legalização da família neste país, fundamental para a correta integração”. O autarca observa que o Município manifestou solidariedade para com este povo desde o primeiro instante. “Já enviamos um camião com 6 toneladas de alimentos e outros bens essenciais para a Ucrânia e temos outros produtos que serão encaminhados brevemente, fruto da solidariedade do povo celoricense, que está sempre presente quando se pede ajuda. Agora apoiamos novamente e tudo o que pudermos fazer no futuro, faremos, para ajudar a ultrapassar esta situação tão complicada”.

O contacto com o Município para acolher esta família foi desenvolvido por Belmiro Sousa, que pratica voluntariado e foi contactado pelo serviço dos jesuítas para os refugiados no sentido de perceber se haveria alguém disponível para acolher esta família. A sua relação de proximidade com Celorico de Basto levou-o a estabelecer a ponte entre os jesuítas e o Município, com o Município a aceitar prontamente acolher a família.

De forma concreta e efetiva, o Município estabeleceu ligação com o alto comissariado para as Migrações, nomeadamente com os serviços jesuítas para os refugiados. Após contacto, os serviços sociais da Câmara Municipal, articularam todos tramites para acolher a família, como nos reportou Helena Martinho, dos serviços sociais do Município. “Articulamos tudo com o Alto Comissariado para as Migrações de forma a salvaguardar o registo temporário  que as pessoas necessitam de ter para de seguida terem acesso ao número de contribuinte, segurança social, saúde . Na próxima semana formalizaremos todas esses procedimentos com a família para a sua correta integração”.

A família mostrou-se agradada pela forma como está a ser acolhida apesar da tristeza pela situação vivida, como nos reportou Tatiana, membro da família. “Estamos a ser muito bem acolhidos, esta terra parece um conto de fadas, e as pessoas são tão acolhedoras, estamos gratos, por tudo”.

Conteúdo atualizado em 2 de Maio de 2022 às 12:09