Celorico de Basto associa-se à comemoração do dia nacional dos moinhos

Nos dias 7 e 10 de abril, o Município de Celorico de Basto irá promover um conjunto de atividades para a celebração desta data, com a realização de visitas guiadas e a produção e pão à moda antiga.

O dia nacional dos moinhos, celebrado a 7 de abril, terá este ano uma celebração especial em Celorico de Basto. O Município tem preparado um conjunto de atividades que visam a divulgação e promoção do vasto património de moinhos de água existentes no concelho.

Do programa de festividades fazem parte as visitas guiadas a um conjunto de moinhos públicos, mas também particulares que se associaram ao município nesta iniciativa.

No dia 7 de abril, as atividades são direcionadas à comunidade escolar, envolvendo também os utentes do programa “Celorico a mexer”, que irão recriar o ciclo do pão com produção de pão à moda antiga, promovendo assim um encontro intergeracional que transmitirá saber e tradição aos mais novos. A iniciativa repete-se no dia 10, domingo, com a realização do evento aberto a toda a comunidade.

José Peixoto Lima, Presidente da autarquia destaca “a importância desta iniciativa, como forma de divulgar o património do concelho, com um interessante conjunto de moinhos e circuitos de moinhos ancestrais, que espelham a ligação deste território ao aproveitamento da água na produção de cereais e transformação de matérias-primas”. “Esta será também uma oportunidade de juntar duas gerações, promovendo a transmissão de saberes que se vão perdendo, nomeadamente o ciclo do pão e a sua produção à moda antiga, criando um momento de convívio, aberto à comunidade escolar no dia 7 e a toda a comunidade no dia domingo dia 10”, concluiu.

Abertos para visita estará o circuito de moinhos de Argontim na freguesia do Rego, a Azenha de Barrega, na Freguesia de Borba e o circuito de moinhos do Freixieiro, instalados no Parque Lúdico da sede do concelho. A visita guiada aos moinhos poderá ser feita de forma gratuita mediante pré-inscrição na Loja de Turismo, através do telefone 255320300 ou email turismo@mun-celoricodebasto.pt. A recriação do ciclo do pão, com a produção de pão à moda antiga terá lugar no Parque Lúdico do Freixieiro, junto ao moinho do Damas. O evento será aberto ao público no domingo, dia 10, com produção e prova de pão e animação com música tradicional a cargo dos Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola de Fermil, Eng.º Silva Nunes, a partir das 14h30.

Conteúdo atualizado em 19 de Maio de 2022 às 17:23