Gandarela celebrou 21 anos de elevação a vila

Gandarela de Basto, vila do concelho de Celorico de Basto, celebrou no dia 24 de abril, 21 anos de elevação a vila.

As celebrações iniciaram no dia 23 com um concerto dos Omnis, nos jardins de Gandarela e culminaram no domingo com a celebração de uma eucaristia na igreja da Nossa Senhora da Oliveira presidida pelo Arcipreste de Celorico de Basto, Pe. Albano Costa.

Um espetáculo que contou com a interpretação de músicas de protesto por intérpretes do concelho.

Estas celebrações procuraram recordar um momento histórico na elevação de Gandarela a Vila e mostrar o seu crescimento desde então. Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “hoje celebramos um momento importante para as gentes de Gandarela mas também para o concelho de Celorico de Basto. A vila de Gandarela é um importante núcleo urbano que tem sabido aproveitar as oportunidades de crescimento com a atração e fixação de emprego, serviços e entidades que olham para esta terra como um centro próximo e com capacidade para crescer e permitir o crescimento de quem aqui se fixa”. O autarca mostra-se satisfeito com os agentes políticos locais também eles “fundamentais para atrair para esta vila o progresso e o desenvolvimento”. O autarca observou também que “é intenção, no futuro, que esta data seja celebrada de forma festiva e represente um momento para recordar o passado, refletir no presente e projetar o futuro, desta vila de Gandarela, importante polo urbano e centro difusor de serviços”.

A vila de Gandarela localiza-se em duas freguesias, na freguesia de Basto S. Clemente e na freguesia de Ribas, e segundo o presidente da junta de freguesia de Basto S. Clemente, Daniel Meireles, “são duas freguesia unidas pela vila e que se relacionam da melhor forma e que lutam, em uníssono, para atrair investimento e desenvolvimento para a vila e consequentemente para as respetivas freguesias. Esta é a celebração de uma data importante pela simbologia mas também pela responsabilidade, são 21 anos marcantes em vários sentidos e visíveis pela forma como a mesma cresceu”.

Também José Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Ribas, observou tratar-se de uma “referência à história à nossa vila. Durante 21 anos sentimos e percecionamos o crescimento da vila de Gandarela, foi um crescimento alinhado com as necessidades das nossas gentes e que se caracterizou pelo aumento substancial de empresas e serviços mas também com a criação de uma rede viária estruturante e capaz de atrair a esta vila maior investimento e consequente prosperidade”.

Conteúdo atualizado em 17 de Maio de 2022 às 16:59