Vinho Verde

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. É uma região diversificada e versátil em estilos e perfis de vinho, conhecida por produzir não só vinhos leves e frescos, mas também vinhos minerais, complexos e estruturados.

Porém variações na tipologia de solos e microclimas justificam a repartição da região em nove sub-regiões, com diferentes castas recomendadas à produção de vinhos, espumantes e aguardentes.

Sub-região de Basto

A Sub-região de Basto Integra os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena. É a mais interior da Região, encontrando-se a uma altitude média elevada, estando por isso resguardada dos ventos marítimos. O clima é mais agreste, Inverno frio e muito chuvoso e o Verão bastante quente e seco, favorecendo castas de maturação tardia como é o Azal (branca), o Espadeiro e o Rabo-de-Anho (tintas). É nesta zona que a casta Azal atinge o seu máximo potencial e permite obter vinhos muito particulares, com aroma a limão e maçã verde, muito frescos. Existe ainda uma considerável produção de Vinhos Verdes tintos que apresentam muita vinosidade e uma boca cheia e fresca.

Venha sentir a frescura do nosso vinho verde, saborear a nossa gastronomia, experimentar artes ofícios e tradições e relaxar um algumas das melhores unidades de alojamento do país.

Verde Sentido é um roteiro enogastronómico do Baixo Tâmega, onde Celorico de Basto marca presença. O roteiro apresenta Celorico de Basto, enquanto destino turístico de excelência no segmento do enoturismo, através da qualificação do destino, bem como dos operadores privados associados ao Vinho Verde e ao capital endógeno, reforçando a visibilidade e incrementando competitividade e inovação.

Conteúdo atualizado em 26 de Maio de 2022 às 10:41

Enviar mensagem