Celorico de Basto celebra o Dia Nacional dos Moinhos

Celebrou-se ontem, dia 7 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos, e o Município de Celorico de Basto celebra a data com uma série de iniciativas de promoção e valorização deste vasto património de moinhos de água.

No dia 7 de abril, as atividades foram direcionadas à comunidade escolar, envolvendo também os utentes do Programa “Celorico a Mexer”, que recrearam o ciclo do pão, com a produção de pão à moda antiga. “Esta é uma forma de promover a intergeracionalidade e ao mesmo tempo de valorizar a nossa história e da nossa memória” observou José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, é também a “promoção de saberes e sabores da nossa terra e daquilo que nos identifica”.

Esta iniciativa, a recreação do ciclo do pão, irá repetir-se no próximo dia 10 de abril, domingo, a partir das 14h30, no lugar no Parque Lúdico do Freixieiro, junto ao moinho do Damas. Um evento aberto ao público com produção e prova de pão e animação com música tradicional a cargo dos Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola de Fermil, Eng.º Silva Nunes.

Durante o dia de hoje, decorreram visitas guiadas ao circuito de moinhos de Argontim na freguesia do Rego, a Azenha de Barrega, na Freguesia de Borba e o circuito de moinhos do Freixieiro, instalados no Parque Lúdico da sede do concelho. Este património, o circuito de moinhos do Freixieiro têm sido alvo de reabilitação, uma intervenção que se encontra praticamente concluída e que já permite a realização destas iniciativas.

Conteúdo atualizado em 19 de Maio de 2022 às 17:31