CLDS 4G Celorico + Social promove ação “Ingresso no Mercado de trabalho”

Alunos do 11º e 12º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto participaram, no dia 24 de maio, no Cineteatro da AH do Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto, na ação “Ingresso no Mercado de Trabalho”.

O objetivo da ação centrou-se em esclarecer os jovens para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

“O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e exigente, e os jovens tem que estar munidos de ferramentas intrapessoais, onde é balizada a capacidade pessoal, as softskills, e de know-how, um saber-fazer cada vez mais qualificado e direcionado para as necessidades do mercado de trabalho” disse Helena Martinho, responsável pela Ação Social do Município de Celorico de Basto e responsável do Município pela do programa CLDS 4G Celorico + Social, na abertura da sessão. Helena Martinho fez ainda referência à importância da formação continua após a conclusão da escolaridade obrigatória. “Alguns de vocês vão terminar o secundário e vão querer ingressar de imediato no mercado de trabalho, mas têm que estar conscientes de que a formação não termina com a escolaridade obrigatória, pelo contrário, o mercado de trabalho está em constante evolução e por isso é fundamental uma permanente reciclagem de conhecimentos.”

Uma iniciativa organizada pelo CLDS 4G Celorico + Social em parceria com o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas e dinamizada pela Betweien.

Durante a dinamização, a técnica da Betweien procurou elucidar a plateia para as necessidades do mercado de trabalho, esclarecendo os jovens para as competências mais procuradas desde as competências tecnológicas, empreendedoras e de pensamento. Um mercado de trabalho cada vez mais competitivo em que é necessário uma procura exaustiva de ofertas e oportunidades nas plataformas digitais e físicas, sempre munidos de ferramentas bem estruturadas e aliciantes para o empregador, como o curriculum, cartas de apresentação, linked In… A ação, sempre dinâmica e interativa, esclareceu os jovens para a importância da entrevista na busca do emprego.

Várias questões foram colocadas aos alunos e todos concordaram de forma unanime que a postura deve ser serena, correta e otimista, conscientes de que linguagem corporal comunica e é preciso saber comunicar com ela para causar a impressão desejada. Conhecer a empresa, o posto de trabalho a que concorrem, deixar o contacto entre outras, são algumas das importantes ações a ter em atenção na altura da entrevista.

Esta ação decorreu no âmbito da atividade “Mostra Educativa e Profissional” inserida no plano de ação do eixo 1 – Emprego, qualificação e formação do CLDS 4G Celorico + Social.

No local estiveram asseguradas todas as normas de segurança impostas pela DGS.