Celorico de Basto garante lugares de creche para as crianças do concelho
Antiga escola primária do Rego está a ser reconvertida numa creche. As obras encontram-se em fase final de conclusão prevendo-se disponível à população no inicio do próximo ano letivo.
A falta de vagas será assim mitigada com este novo equipamento permitindo às famílias a possibilidade regressar ao trabalho com a salvaguarda dos mais pequenos garantida. Para o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “este equipamento vai fazer a diferença na vida de muitas famílias permitindo que regressem ao trabalho com esta retaguarda para os mais pequenos, garantida”. Acrescenta o autarca que “este equipamento irá fomentar o crescimento desta freguesia, e será fundamental para a salvaguarda de muitas famílias que trabalham na zona industrial da Lameira, um núcleo industrial que tem vindo a crescer de forma sustentada em várias áreas de desenvolvimento que atrairá ainda mais famílias e empresas com este equipamento de retaguarda. Com a gratuitidade das creches a procura aumentou muito e é necessário que o concelho esteja preparado para dar resposta nesta área, o que vai acontecer pois vamos duplicar, até meados deste ano, o número de lugares em Celorico de Basto”.
A Creche do Rego é um projeto financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGeneration EU, no âmbito do Investimento RE-C03-I01 – Nova Geração de equipamentos e Respostas Sociais. Importa ressalvar que o contrato de empreitada
“Adaptação do interior do imóvel e reconversão para creche do espaço afeto à antiga escola primária do Rego” tem o valor de 541.950,46€ com IVA incluído, com o apoio do PRR no valor de
167.184,00€. “o que perfaz um grande esforço financeiro do município, mas fundamental quando queremos atrair pessoas para o território e acima de tudo, dar as melhores condições de vida às que cá vivem” disse o autarca.
As novas edificações compreenderão áreas funcionais específicas e adaptadas às funções que lhe estarão intrínsecas, modernas, confortáveis, e alegres, onde a crianças sejam felizes.