Projeto vencedor promove sustentabilidade com a instalação de painéis fotovoltaicos na Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto concluiu a primeira edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), iniciativa que contou com a adesão da juventude local. O projeto vencedor, proposto por Cristiano Mota, em colaboração com colegas e professores, focou-se na área do ambiente e sustentabilidade, e prevê a instalação de painéis fotovoltaicos na Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, uma iniciativa a implementar com o orçamento de 15.000€.

Esta iniciativa é um marco importante para a promoção de cidadania participativa entre os jovens do concelho, incentivando-os a envolverem-se diretamente na tomada de decisões que impactam o futuro da sua comunidade. A vereadora da juventude, Maria José Marinho, salientou que o OPJ é “uma plataforma essencial para capacitar os jovens a serem agentes de mudança e contribuírem para o desenvolvimento sustentável do concelho, envolvendo-se na governança do concelho, propondo e dinamizando projetos do seu interesse.”

Cristiano Mota, proponente do projeto vencedor, sublinhou a importância da sua proposta para o futuro de Celorico de Basto, afirmando: “Juntamente com os meus colegas e alguns professores vi o Orçamento Participativo Jovem como uma oportunidade de fazer uma diferença na maneira como olhamos para o nosso concelho, para a nossa escola e, mais importante, para o nosso planeta. A nossa proposta tinha como objetivo ser uma das primeiras passadas para um município mais verde e amigo do ambiente, começando pela base do mesmo que são as escolas. Enquanto jovens e futuros adultos, é importante desde cedo mostrarmos interesse por causas como a mudança climática e o uso de energias limpas. Espero que esta iniciativa sirva de exemplo e que num futuro próximo todas as escolas do nosso agrupamento adiram também ao uso de energias renováveis para que assim possamos ajudar o nosso planeta e mudar o seu rumo.”

O Orçamento Participativo Jovem de Celorico de Basto tem como objetivo promover a integração e a participação ativa dos jovens nas decisões públicas, tornando-os protagonistas do desenvolvimento da sua comunidade. A adesão massiva a esta primeira edição reforça a importância de criar espaços onde as novas gerações possam expor as suas ideias e colaborar na construção de um concelho mais sustentável e inclusivo.

O Município de Celorico de Basto espera que o sucesso desta edição sirva de inspiração para futuras iniciativas, envolvendo cada vez mais jovens e consolidando o OPJ como uma ferramenta chave para a promoção de cidadania ativa e responsável.