Presidência aberta – Aproximar Celorico esteve na freguesia do Rego

“Aproximar Celorico” decorreu esta sexta, 11 de outubro, na freguesia do Rego. A iniciativa reuniu os diferentes decisores políticos, autarquia e junta de freguesia, para garantir que as decisões políticas reflitam os interesses da população.

Apesar das condições meteorológicas que se faziam sentir, o executivo municipal e o executivo de freguesia visitaram as principais obras que estão em execução, já executas e as que precisam de ser desenvolvidas a curto ou médio prazo.

Em cima da mesa esteve o alinhamento das estratégias a definir para a continuidade dos trabalhos, com as intervenções prioritárias em destaque.  Nesta reunião de trabalho, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, confirmou a “importância de desenvolver trabalhos de proximidade, muitos de pequenas dimensões, como  são os casos dos acessos às habitações  e construção de muros de suporte, que são de extrema importância para as populações e para a circulação viária. A nossa abordagem será sempre em beneficio das nossas populações, de acordo com as estratégias já delineadas, estratégias essas que vão sendo modificadas tendo em conta as transformações do território, e as reais necessidades das populações”. A freguesia do Rego terá, a curto prazo, uma creche, que deriva da adaptação e reconversão de um edifício que integrava o antigo jardim de infância do Rego, uma “infraestrutura que terá capacidade para 33 crianças e que irá servir as famílias do Rego, mas também das freguesias limítrofes em Celorico de Basto e zona industrial. Será um grande apoio para as famílias que trabalham no Parque Empresarial da Lameira”. Paralelamente está a ser reabilitado o Jardim de Infância para voltar a acolher as crianças nas melhores condições.

No que respeita ao programa do Município, Acessibilidade Condigna Para Todos, até ao momento já foram pavimentadas a travessa de N. Sra. da Saúde, a travessa do Viso, a travessa da Boavista, e aguarda pavimentação a rua dos Paúlos e a rua da Tomada. E estão em execução os muros de suporte na rua de S. Bento e na rua da Tomada. No que concerne à beneficiação das principais vias municipais, estão a ser pavimentadas da rua de Quintela, rua de Vila Boa e a rua Nova.

Foi apresentada a proposta pelo executivo municipal da intenção de, a médio/longo prazo, se proceder à instalação da rede de saneamento. Nesta reunião, o autarca esclareceu os presentes do ponto de situação da ligação do nó da A7, uma luta que está a ser “travada com afinco até se conseguir atingir o objetivo. Desenvolvemos um estudo de tráfego, entregue às entidades competentes. O que é importante esclarecer é que estamos absolutamente resolutos na criação do nó, e não abicaremos de o conseguir”.

O edil celoricense deu ainda conta do ponto de situação da Estratégia Local de Habitação, tendo, nesta freguesia, sido submetidas 16 candidaturas ao IHRU num valor superior a 1 milhão de euros. “A demora na tramitação dos processos tem deixado as famílias apreensivas mas é importante esclarecer que a autarquia tem feito o seu trabalho e está contato permanente com o IHRU para pressionar a celeridade dos mesmos, e o pagamento devido dos autos para que tudo se processe devidamente”.

Foi dado conhecimento dos trabalhos em curso para reforço da energia elétrica em vários locais da freguesia bem como das obras de reabilitação do circuito turístico dos moinhos de Argontim e percurso pedestre ao longo do rio até à praia fluvial, sendo que o mau tempo que se fez sentir já danificou algumas partes do percurso que agora importa retificar.

O executivo de freguesia apresentou ainda a proposta para a reabilitação do posto médico do Rego, uma obra necessária a qual a Câmara se comprometeu inscrever no próximo orçamento municipal. Foi ainda abordada a necessidade da melhoria da sinalética e passadeiras nas estradas.

Contactos

Câmara Municipal
Praça Cardeal D. António Ribeiro n.º 1
4890-291 Celorico de Basto


T. (+351) 255 320 300

E. geral@mun-celoricodebasto.pt