“Cantar Abril” encheu o Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa

Concerto promovido pela Academia de Música de Basto, em pleno de dia da Implantação da República, na noite de 05 de outubro, encheu o Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa. Um espetáculo musical que primou pela interpretação das “musicas da revolução” e deixou a plateia rendida à excelência dos interpretes.

“Cantar Abril” foi um concerto integrado nas comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, promovido pela Academia de Música de Basto com o apoio da Câmara Municipal. Uma iniciativa carregada de emoção com a liberdade exaltada desde o primeiro ao último instante. José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto diz que “a liberdade deve ser sempre preservada, a música traz agarrada a si uma conotação de liberdade única, com mensagens para sentir e refletir, e que não deixam ninguém indiferente. Cantar Abril, pela Academia de Música de Basto é exaltar a excelência, é preservar a memória e a história e perceber que não podemos ficar estagnados, é preciso agir para que a liberdade se mantenha intacta e as comunidades tenham os seus direitos fundamentais salvaguardados”. Reforça o autarca que tudo tem sido feito, a nível autárquico para que Abril se faça todos os dias, “estamos a desenvolver todos os esforços para que os nossos cidadãos tenham acesso aos melhores serviços, a serviços de qualidade fundamentais para o bem-estar coletivo. E é por isso que estamos resolutos na nossa missão autárquica e temos vindo a colocar à disposição da população uma série de serviços, a exemplo a entrada em funcionamento da policia municipal para execução de serviços administrativos, que estavam em falta, e para colaboração na salvaguarda de pessoas e infraestruturas. E, a muito curto prazo, meados deste mês, teremos em funcionamento a Unidade de Internamento e Reabilitação no nosso Centro de Saúde, um equipamento que aproxima as pessoas em reabilitação dos seus, e que será o início do processo de transformar o nosso Centro de Saúde, para um equipamento mais moderno, acessível e com serviços variados para salvaguarda da saúde dos nossos cidadãos, porque isto também é preservar a liberdade”.

O concerto apresentou músicas de grandes interpretes nacionais, como Liberdade de Sérgio Godinho, Cantar da Emigração de Adriano Correia de Oliveira e Grândola de Zeca Afonso.

O Academia de Música de Basto juntou a maioria dos seus alunos e os professores para a interpretação destes e de muitos outros temas proporcionando um concerto “carregado de emoção com a música a permitir conexões com realidades de opressão e injustiça, mas também de liberdade e resistência. Trabalhar estes temas é viver verdadeiros movimentos de libertação, é dar aos nossos alunos a oportunidade de “viver”, pela música, períodos marcantes da nossa história, e ensinar-lhes que a música é e será sempre uma forma de luta, resistência e resiliência, um veículo poderoso para alcançar objetivos concretos como a igualdade de oportunidades. Um agradecimento muito especial ao Município, bem como ao jovem músico, João Jorge Moreira, que graciosamente compôs, o arranjo da nossa última intervenção “cantar de Imigração”que nos encheu a alma com tão eterias melodias, elevando bem alto, os nossos desejos de liberdade, serem ainda mais enaltecidos!” disse orgulhosa, Carla Lopes, Diretora da Academia de Música de Basto.