Após acordo entre as Águas do Norte e os municípios, Celorico de Basto aprovou uma medida extraordinária para apoiar a população que esteve diretamente envolvida no combate aos incêndios que devastaram o país na semana passada, afetando particularmente várias freguesias do concelho. Todos os munícipes que utilizaram água da rede pública para ajudar os bombeiros, combater incêndios ou proteger o seu património terão o excesso de consumo, em relação à sua média habitual, deduzido na próxima fatura da água.
O valor correspondente a este excesso será suportado pelos municípios que integram as Águas do Norte, assegurando que a população não será onerada pelo esforço solidário prestado durante esta emergência. Esta medida é um reconhecimento do município à dedicação e coragem demonstradas pelos cidadãos na proteção da comunidade e do território.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, “esta iniciativa é uma forma de agradecermos e reconhecermos o esforço incansável de todos os que, em momentos de grande adversidade, não hesitaram em utilizar os seus recursos para ajudar a proteger vidas e bens. Queremos garantir que nenhum cidadão será penalizado por ter contribuído para o combate aos incêndios e, por isso, assumimos a responsabilidade de compensar o excesso de consumo de água. Esta é uma ação solidária e necessária, que demonstra o verdadeiro espírito de união da nossa comunidade.”
Esta medida será articulada no terreno com as Juntas de Freguesia e o Serviço Municipal de Proteção Civil de forma a dar uma resposta rápida e eficaz à população.
De referir que, neste momento, o Município, Juntas de Freguesia e demais entidades envolvidas, estão a proceder a um levantamento tão rigoroso quanto possível para inventariar os prejuízos patrimoniais causados pelos incêndios de forma a serem reportados às entidades competentes e serem objeto de apoio.