Adrenalina e emoção nas finais das Ligas de Futsal de Verão em Celorico de Basto

O palco das finais de Futsal foi o polidesportivo do Parque Urbano do Freixeiro, no coração da vila de Celorico de Basto e ao lado da Feira de Artesanato, Gastronomia e Mostra de vinhos. A final decorreu esta quinta, em pleno feriado nacional. Um momento que primou pela competitividade mas onde sobressaiu o fair-play numa verdadeira festa do Futsal.

A União Desportiva de Ourilhe foi o campeão das ligas de Verão em seniores masculino

A equipa do Atei FC foi campeã das ligas de Verão em Seniores femininos.

Estas Ligas de Futsal são homologadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Com um polidesportivo a rebentar pelas costuras tal a moldura humana que estava presente a apoiar as equipas, o que tornou as finais numa verdadeira festa do futsal.

A final masculina colocou frente a frente a União Desportiva de Ourilhe e a ADCR Terra do Diabo com a União de Desportiva de Ourilhe a vencer a competição. A final feminina foi jogada entre o Atei Futebol Clube e o Sport Clube Canedense com o Atei Futebol Clube a vencer.

A velocidade imprimida nos jogos, com passes rápidos e ágeis, com a técnica de muitos atletas a sobressair e o fair-play a ser protagonista, o que levou as bancadas ao rubro e mostrou que estas ligas de Futsal são um motor impulsionador deste concelho durante o Verão. “Foram 2 meses de futsal nos polidesportivos espalhados pelo concelho, com centenas de atletas a participar e uma multidão nas bancadas a aplaudir. O desporto continua a bulir com as nossas gentes, a levá-las a deambular pelo nosso concelho, uma forma de promovermos o nosso território, a nossa terra” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “ Esta foi uma edição muito especial das ligas, aumentamos a competitividade, com atletas com muita qualidade mas onde sobressaiu o fair-play e o respeito pelo adversário e isso é muito importante e acrescenta valor a esta iniciativa”.

O prémio fair-play nos seniores masculinos foi atribuído à equipa Mensageiros de Cristo e nos seniores femininos foi para a equipa Atei FC. O melhor marcador foi André Gonçalves e a melhor marcadora Bruna Marinho.

Para a presidente da Associação de Futsal de Celorico de Basto, Paula Magalhães, “foi uma jornada cansativa mas muito gratificante, dois meses a viver intensamente o futsal e a sentir que existe efetivamente uma paixão por este desporto, temos muitos atletas que aproveitam estas ligas de verão para se destacar e e chegar a outros patamares neste desporto, com observadores a acompanhar este torneio. Temos também atletas que jogam em vários clubes de palmarés nacional o que aumenta a competitividade e torna os jogos mais atrativos e interessantes do ponto de vista do espetáculo, com a técnica a sobressair e a arrebatar a plateia”.

Os vencedores das Ligas receberam 1000€ e o segundo classificado 350€. Na véspera das finais, na quarta, 14, decorreu a disputa do 3º e 4º lugar das diferentes ligas, tendo os Mensageiros de Cristo ficado em 3º lugar e arrecadado 150€ de prémio, e o ACR Fervença ficou em 4º. Na Liga Feminina a CBTeam ficou em 3º lugar e recebeu também os 150€ e Mota Futebol Clube ficou em 4º lugar.

Recordar que as Ligas de Futsal são uma organização da Associação de Futsal de Celorico de Basto, do Município de Celorico de Basto e a associação das Modalidades Amadoras de Fafe.