Celorico de Basto inaugura obras de reabilitação da estação de Canedo

“Espaço renovado e com dignidade para servir os utilizadores da ecopista e no âmbito do alojamento urgente e temporário, inserido na estratégia local de habitação”.

Estação de Canedo sofreu uma profunda intervenção e está novamente disponível para servir a população com fins diferentes de outrora mas com a mesma intenção, servir com dignidade a comunidade.

“Hoje estamos aqui reunidos para celebrar a reabilitação deste edifício. Um espaço que está na memórias de muitos que por aqui passaram para fazerem a sua vida, um espaço carregado de memórias e de histórias e que tinha que ser reabilitado” disse josé Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Esta estação foi construida na década de 40 do séc. 20, pelos Caminhos de Ferro do Estado, tendo sido finalizada, até ao Arco de Baúlhe, em 1949. “Um processo de construção que demorou quase 40 anos, com milhares de pessoas a rasgar este território ao longo do Vale do Tâmega, quase sem meios, e que foram capazes de construir obras de arte notáveis, como é caso da Ponte de Matamá. O encerramento da linha, depois de tanto sacrifícios, de tantas memórias e vivências, foi uma tristeza para todos nós” disse o autarca com saudosismo. “Esta estação como todas as outras estações foram objeto de atos de grande vandalismo, tivemos que, no fundo, reabilitar tudo, reabilitar o espaço canal, para ser utilizado, reabilitar os edifícios para restituir a memória e património, os azulejos, foram reabilitados por uma empresa da especialidade que fez um trabalho exímio e que lhes restituiu a face de outrora” recorda o edil Celoricense. Sendo imperativo manter estes espaços preservados, José Peixoto Lima diz que “a melhor forma de preservarmos as coisas é darmos-lhe um uso. E esse é o grande desafio que se coloca para esta estação e as demais, estamos a fazer de tudo para lhes dar um uso que valorize os edifícios e preserve a sua história. Neste momento, grande parte dos edifícios das estações estão a ser utilizados para apoiar os utentes da ecopista, promover o nosso território e ao mesmo tempo, serem capazes de dinamizar a nossa economia local. Esse é um propósito que queremos cumprir”.

A par desta estação agora reabilitada será reabilitado o edifício da casa do Agulheiro, “ o projeto já existe, o processo para a sua construção está a ser lançado, e esperamos que a muito curto prazo possamos levar a cabo essa obra. A escassez de habitação é um problema a nível nacional, mas neste concelho queremos reabilitar todos os edifícios públicos que estão devolutos e colocá-los ao serviços das pessoas. A nossa estratégia local de habitação é ampla e não se vincula apenas ao 1º direito, com 362 habitações candidatadas ao apoio, de iniciativa privada. Queremos que as famílias que não têm habitação própria e vivem em condições indignas possam ter uma habitação condigna e com conforto. Nesta casa do agulheiro vivia uma família, de forma indigna que foi realojada, porque ninguém fica para trás”. O autarca mostrou-se especialmente agradecido a Helena Martinho, “ilustre membro desta freguesia e um ilustre quadro do nosso município”pela forma como geriu o processo de realojamento desta família”.

A reabilitação desta estação era também um objetivo claro do Presidente da Junta de Freguesia de Canedo de Basto e Corgo, Sérgio Mota, que se mostrou muito agradado com o resultado. “Deus quer, o Homem Sonha, e a obra nasce, depois da casa da taipa, Canedo volta a estar em festa, e é com uma alegria imensa que estou aqui hoje a testemunhar a inauguração das obras de reabilitação da nossa antiga estação de Comboios. Um edifício carregado de histórias e memórias, que durante anos prestou um serviço prestigiante à nossa população e que agora ganha uma nova vida e prestará um serviço diferente no âmbito do alojamento urgente e temporário, inserido na estratégia local de habitação e espaço de venda de produtos regionais, no apoio aos utilizadores da ecopista”. O autarca, visivelmente satisfeito disse que “ este é um espaço renovado que muito dignifica e enriquece a nossa união de freguesias e nos permite revisitar e honrar o passado, escrever o presente, com o inicio de um novo capitulo desta estação, e desenhar o futuro que acredito, só pode ser promissor. Este capitulo só pode ser escrito graças ao envolvimento dos muitos que lutam pela defesa e pelo desenvolvimento do nosso concelho, e a quem quero expressar o meu profundo agradecimento”.

Uma cerimónia que iniciou com o descerramento da placa evocativa e a bênção das instalações pelo padre da paróquia local Parcidio Rodrigues.

A população desta freguesia marcou presença para assistir a este momento marcante, a renovação da história e memória de muitos.

Esta estação foi a última estação dentro do território de Celorico de Basto a ser reabilitada.