Rosário Barbosa expõe na Casa da Terra em Celorico de Basto

Exposição de pintura e desenho “Mulheres e Inquietudes” da artista Rosário Barbosa, está patente na casa da Terra, em Celorico de Basto, até 30 de agosto.

A inauguração oficial ocorreu durante as festas do concelho, com a artista a mostra aos presentes as características das pinturas e dos desenhos em exposição.

Rosário Barbosa diz que era seu desejo apresentar uma exposição de pintura na terra que a viu nascer. “Nasci aqui e tenho uma grande ligação à terra, por isso tenho todo o gosto em apresentar aqui uma exposição de pintura visto que me dedico à pintura já há alguns anos. Quando vi que esta casa tinha sido reabilitada e que proporcionaria a apresentação de exposições achei que seria o lugar ideal para expor”. A artista plástica diz que sempre gostou de pintar de desenhar, “desde que me conheço, lembro-me que quando estava no ciclo preparatório, os meus desenhos eram muito escolhidos para as exposições da escola”.

A artista apresenta “na pintura, o retrato de mulheres, e no desenho, feito com a técnica de canetas de desenho archival ink. canetas de várias espessuras, uma série de trabalhos que têm uma ligação entre si e que se chama linha irrequieta, por isso a inquietude, muito ligada ao espírito feminino. A pintura com os retratos de mulher e o desenho apresenta entre si uma conexão, uma interligação desta duas artes” .

A artista, apaixonada por arte, disse que muita da inspiração advém das muitas viagens que realiza, sempre com visita obrigatória aos museus. “Gosto muito de ver museus, sou capaz de me perder no seu interior, de ficar horas a contemplar a arte”.

Esta exposição, de uma filha da terra, é apresentada nesta casa que visa a promoção e valorização da arte e da cultura local. José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, diz que “esta exposição, na nossa Casa da Terra, em plenas festas do concelho, de uma filha da terra, mostra o gosto pelas raízes num acrescento cumulativo à nossa cultura e identidade local. A nossa artista, e digo nossa porque de facto o é, apresenta-se num fim de semana de valorização cultural, de preservação das nossa identidade, das nossas tradições, e permite-nos “beber” um pouco da sua arte num acrescentar de valor à terra que a viu nascer”.

A exposição “mulheres e inquietudes” está patente na Casa da Terra até dia 30 de agosto.