Multidão nas Festas do concelho em honra de S. Tiago em Celorico de Basto

Última atualização:

Milhares de pessoas passaram por Celorico de Basto para celebrar a cultura, a história e a identidade desta comunidade celoricense.

O artista, a completar 36 anos de canções, Tony Carreira, trouxe a Celorico de Basto uma multidão e protagonizou um espetáculo soberbo que deixou os fãs absolutamente rendidos.

Cortejo etnográfico mostrou as tradições, usos e costumes deste concelho, numa verdadeira manifestação cultural, apresentada com brio e que fortalece a identidade local e o sentido de comunidade.

Foram 4 dias de festa e de elevação cultural. “Estamos muito agradecidos. Tivemos quatro dias extraordinários com a valorização dos artistas locais mas também de um artista de cariz nacional e internacional que elevou ao mais alto nível estas festas do concelho” palavras de José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Um cartaz cultural diversificado que procurou agradar a todos e ao mesmo tempo contribuir para a prosperidade de toda esta região. Obviamente que estas festas tem o seu papel cultural e tradicional que reforça a coesão social mas, ao mesmo tempo, mostram-se como um importante estimulo para o desenvolvimento económico da região, com a hotelaria e a restauração como principais visados”. José Peixoto Lima assegura que estas festas são fundamentais para a “coesão social e para a preservação e elevação da nossa identidade cultural, a valorização das nossas raízes, o orgulho na nossa terra, nas nossas tradições é a marca indissociável desta homenagem a S. Tiago. Ao mesmo tempo, damos aos nossos emigrantes que por estes dias vão chegando ao nosso concelho para desfrutar das merecidas férias, a oportunidade de viver intensamente a sua terra natal”.

As festas do concelho em em honra de S. Tiago tiveram uma programação diversificada com o sábado à noite e o domingo à tarde como dias de maior atratividade. No sábado à noite, os Omni´s iniciaram a programação, um grupo local que tem vindo a crescer e a ganhar notoriedade dentro e fora de portas. De seguida, o tão aguardado artista Tony Carreira, que apresentou parte do seu vasto repertório musical e que levou os fãs, milhares de pessoas que encheram a Praça Cardeal D. António Ribeiro, a cantar cada música lançada pelo cantor. Um espetáculo que culminou com uma grandiosa sessão de fogo de artificio.

A festa continuou com o S.Tiago Toda a Noite, na Quinta do Prado com o atuação de Dj´s e a casa cheia até de madrugada.

No domingo, o cortejo etnográfico voltou a levar milhares de pessoas à sede do concelho. Uma manifestação da cultura local, com as freguesias a marcar presença e mostrar, com honra e dignidade, os usos e costumes que melhor os identificam. Os grupos de bombos do concelho abriram o cortejo.

Estas grandiosas festas arrancaram no feriado municipal, com a celebração da missa campal, no Parque Urbano do Freixieiro, em honra de S. Tiago. A noite deste dia de feriado municipal contou com a apresentação do concerto Grooving Orquestra By AMB, que apresentou um repertório do melhor rock, metal e heavy -metal. Um concerto que contou ainda com a atuação de um artista convidado, Vasco Pinto. Na Sexta, o festival de folclore juntou os quatro ranchos do concelho de Celorico de Basto que apresentaram as danças, cantares e trajes tradicionais do folclore minhoto. Praticamente em simultâneo decorreu o despique de bombos com os grupos do concelho de Celorico de Basto a marcar presença.

Momentos únicos que elevaram a cultura de Celorico de Basto.