IX Corrida de S. Tiago iniciou Festas do Concelho em Celorico de Basto

Centenas de atletas participaram este domingo, 21 de julho, na IX Corrida de S. Tiago. A iniciativa partiu de Celorico de Basto e terminou no município vizinho de Mondim de Basto.

Estes dois municípios que têm em comum o padroeiro S. Tiago procuram, de forma salutar, cooperar para que ambos os municípios beneficiem com a organização as festividades.

A dar a partida, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, enalteceu o evento e agradeceu a todos os envolvidos na organização desta IX Corrida de S. Tiago. “Temos uma prova cada vez mais participada, com centenas de atletas a integrar a corrida e a caminhada e a desfrutar da beleza destes dois municípios, Celorico e Mondim. Foi, para nós, o arranque das festividades em honra de S. Tiago, com uma programação que se estende até ao próximo domingo e que pretende honrar as nossas tradições, usos e costumes”. O autarca Celoricense reforça a importância destas organizações parceiras, com diferentes entidades, “esta corrida de S. Tiago é a prova de que quando se trabalha em parceria por um objetivo comum, os resultados só podem ser positivos, bem-hajam todos os envolvidos”.

Esta foi uma organização da AMA, associação Mondim Atletismo, com a parceria do Município de Celorico de Basto e Mondim de Basto e o apoio de uma série de entidades e voluntários que se quiseram associar ao evento.

Rúben Pires foi o primeiro atleta a cortar a meta depois de percorrer 12kms por paisagens soberbas e de cortar o fôlego debaixo do calor intenso que se fazia sentir.

Na entrega dos prémios esteve o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, entre outras individualidades.