Abriu ao público o Centro Interpretativo de Veade

Este Centro Interpretativo da igreja de Veade integrado na Rota do Românico surge da reabilitação e adaptação de um edifício contiguo à igreja de Santa Maria de Veade e permite-nos viajar entre o século XIII e o século XVIII.

Cada pedra deste edifício conta uma história, cada detalhe arquitetónico é uma ligação direta às nossas raízes” Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

Realizou-se ontem, 14 de julho, a cerimónia de inauguração do Centro Interpretativo da Igreja de Veade com a realização de uma missa, seguida do descerramento da placa evocativa.

José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto diz que esta é uma obra há muito ambicionada, “quer o sr. Presidente de Junta, Sr. Peneda, quer o sr. Padre Parcidio, há muito sonhavam com esta obra, uma obra que vai permitir que a Rota do Românico tenha aqui um Centro interpretativo nesta igreja. Um centro interpretativo que representa um marco na valorização e preservação do nosso património cultural e histórico e é testemunho do nosso compromisso em honrar e promover a nossa herança cultural”. O autarca Celoricense assegura que “a igreja de Santa Maria de Veade é uma joia da arquitetura românica que tem resistido ao tempo, permanecendo como um símbolo da nossa fé e identidade cultural. Esta igreja tem sido um local de devoção ao longo dos séculos abrigando eventos significativos para a comunidade. A sua arquitetura com os seus capitães esculpidos no portal românico e os frescos antigos falam-nos de uma era de grandeza e profunda espiritualidade. Cada pedra deste edifício conta uma história, cada detalhe arquitetónico é uma ligação direta às nossas raízes”.

Ao longo do discurso protocolar, José Peixoto Lima observou que “a inauguração deste centro interpretativo é mais um passo para fortalecer a Rota do Românico permitindo aos visitantes uma conhecimento e compreensão mais profundo da nossa história. Criamos um posto informativo avançado que valoriza o nosso território”. Um projeto que resulta da cooperação entre várias entidades, “é o resultado de um esforço conjunto exemplar entre a Paróquia, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega e a Rota do Românico. Hoje, a palavra de ordem entre as entidades tem de ser de parceria, quando várias entidades conjugam esforços para um propósito comum, o sonho realiza-se. Esta obra reflete a nossa dedicação em preservar a memória comum da nossa comunidade, e oferecer aos visitantes locais onde possam mergulhar na riqueza do nosso património”.

A valorização do património edificado e a sua história são as grandes diretivas desta intervenção. O projeto foi alvo de uma candidatura que permitiu uma intervenção parcial do edifício, contígua à Igreja de Santa Maria de Veade, dotando-o de estruturas necessárias ao seu bom funcionamento com condições de acolhimento ao público, condições de exposição e divulgação cultural que permitam o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Segundo a Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Cristina Vieira, “para a AMDT é com muita satisfação que vemos mais uma ação concluída no âmbito da candidatura “Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo – Tâmega (2ª Fase)”. A intervenção feita neste espaço agora inaugurado vai permitir acolher várias iniciativas culturais, bem como permitir que a história do território e em particular do património edificado do Românico possa ser contada entre gerações. Queremos continuar a promover a Conservação e Salvaguarda do património local, tornando a nossa região mais atrativa para todos, nomeadamente, os turistas que cada vez mais nos escolhem”.

Terminados os discursos protocolares, todos os convidados presentes deambularam pelo edifício e mergulharam na sua história, pela voz do técnico da Rota do Românico, José Augusto Costa, que fez uma breve explicação sobre a Rota do Românico e da obra inaugurada.

A iniciativa encerrou com um lanche convívio para os convidados e comunidade presente, oferecido pela União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares, o Senhor Presidente, José Manuel Peneda.