Festa do livro premiou a cultura em Celorico de Basto

Foram 6 dias de atividades com lançamento de livros, atividades infantis, música, teatro, o I concurso de poesia, venda de livros e muito, muito mais onde se inclui a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Autores locais terão sempre destaque nesta festa do livro

O I Concurso Literário de Poesia de Celorico de Basto anunciou os vencedores na festa do livro. A iniciativa foi criada com o intuito de “acrescentar valor à festa do livro e incentivar à escrita poética” disse Maria José Marinho, Vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “A participação excedeu as expetativas com participantes vindos de todo o país”. O primeiro prémio foi entregue a Vitor Costeira, de Alverca do Ribatejo, com o poema “Relógio de água”o segundo prémio foi para César Magarreiro, de Lisboa com o poema “50 anos é obra” e o terceiro prémio foi também para Vitor Costeira com o poema “Os meus sapatos amarelos”. Neste primeiro prémio literário foram atribuídas 3 menções honrosas, ao poema saudade de Mariora Murzina, Celorico de Basto, ao poema “Procuras-me e não me encontras” de Margarida Teixeira de Cabeceiras de Basto e ao poema “Intensidades” de Francisco Gomes de Alvaiázere.

A festa do livro apadrinhada pelo escritor Afonso Valente Batista decorreu na casa da terra e está em fase contínua de crescimento. Para o Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima,  “esta festa do livro ou no futuro, a festa das artes, tem e terá sempre o livro como protagonista. A nossa intenção é acrescentar valor a esta iniciativa com a inclusão de mais iniciativas direcionadas às artes, à pintura, à escultura, à música, ao cinema, motivos e momentos que poderão atrair novos públicos, e fomentar o gosto pela leitura”. José Peixoto Lima assegura que “é intenção tonar esta festa mais visível, um espaço que seja atrativo e que sirva de rampa de lançamento para novos autores e obras mas também para os artistas nas diferentes áreas de atuação, um espaço cultural, onde todos têm lugar”.

Por esta festa do livro passaram um sem número de artistas de diferentes áreas. Os  Profe Trolls, o concerto literário de Richard Towers, a oficina de ilustração de Carlos Giovani, os Ritmia, o Ruy Marchi, Basfado e a Mariana Dalot. Foram apresentadas algumas obras literárias como “o Visconde das camélias carmesins” de Beatriz Meireles, “Dom António Ribeiro” de Paula Borges Santos e o “QUAAASE PRONTO!…” da Andorinha Astuta. Ao longo dos 6 dias decorreram momentos de à conversa com … os autores locais, Nuno Camarneiro e António Mota.

Um certame que contou ainda com um conto teatralizado “Alice no país das Maravilhas” de Carina Novo e “as sementes da magia” de Rui Ramos. Um certame que contou também, no ultimo dia da festa, com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.