Já abriu ao público a Festa do Livro em Celorico de Basto

Última atualização:

Um espaço de reunião de escritores, autores, editoras, leitores, e uma multiplicidade de oferta cultural sempre com os livros e a literatura como protagonistas.

A festa do Livro arrancou ontem, 28 de maio e prolonga-se até ao próximo dia 2 de junho.

E foi no arranque desta festa que já ficou lançada a ideia para 2025, a festa do livro passará a chamar-se e a ser efetivamente “Festa das Artes de Celorico d e Basto”.

Esta foi uma ideia lançada pelo patrono desta festa, Afonso Valente Batista, e prontamente reiterada pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “ há cerca de 3 anos, desafiei o Afonso para dar uma nova roupagem à nossa feira do Livro, desafio que acatou com todo o brio proporcionando, com a equipa de trabalho empenhada que o acompanha da nossa biblioteca Municipal, uma dinâmica muito interessante e que tem vindo a acrescentar valor de edição para edição. Esta nova proposta de transformar a festa do livro na festa das artes, parece-me muito bem, e com o pensamento brilhante do nosso Afonso, certamente que iremos, com planeamento e programação, subir mais um degrau no crescimento deste evento, tornando-o ainda mais atrativo e participado”. O autarca disse que desde que está à frente dos destinos da autarquia “temos vindo a dar enfoque à cultura com um amplo programa de animação cultural, sustentado em três pilares, a câmara, a comunidade e a comunidade educativa. Também as coletividades locais estão cada vez mais diligentes nas atividades que promovem. Toda esta dinâmica é obviamente sustentada em espaços como este, onde nos encontramos, e muitos outros que existem ou que estão a ser construídas e reconstruidas pelo concelho. A exemplo disso, no próximo sábado, vamos abrir ao público a oficina da música, um espaço que deriva da reabilitação do antigo ciclo preparatório e que será a casa de muitas entidades e associações ligadas à música. Uma cerimónia que contará com a presença do nosso Presidente da Republica, que vai visitar a nossa festa do livro, ele que é o grande impulsionador daquilo que é hoje um dos maiores equipamentos culturais de Celorico de Basto, a nossa biblioteca Municipal, a base de criação de toda esta festa do livro”.

Este que é um evento apadrinhada pelo escritor Afonso Valente Batista, desde há 3 anos a esta parte, momento em que “o senhor presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto decidiu que deveriam ser feitas algumas alterações à política cultural do município e nesse sentido, teve a amabilidade de me convidar para desenvolver algum esforço nesta matéria. Muito me honrou o convite e não sendo celoricense sou celoricense de coração”. Afonso Valente Batista assegura que toda a sua intervenção decorre da vontade de “desenvolver ações com dignidade para que Celorico e os celoricenses ficassem bem vistos em relação aquilo que é a sua marca de origem. Entendemos o modelo que pretendíamos desenvolver, teria que ir além do que é a feira do livro, passaríamos para a festa do livro, que continuaria a ter a centralidade no livro, mantinha-se o conceito da feira, mas abríamos o livro a outra abordagem, outras perspetivas. Um modelo aceite pela estrutura e implementado, mas com potencial de crescimento”. E é nesse sentido que é preciso “ fazer um upgrade em relação a este modelo, introdução de outras áreas, outras valências, como o teatro, a música, exposições de arte e fotografia, passando daquilo que é o conceito da festa do livro para a festa das artes”.

Em dia de abertura, todos os presentes tiveram a oportunidade de assistir a dois sketchs da autoria dos Profe Trolls, um sobre a obra de Walter Hugo Mãe e outro sobre Camilo Castelo Branco. Os alunos do Agrupamento de Escolas que participaram na fase final do concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa” leram alguns trechos dos livros que foram a concurso. Momentos culturais integrados na abertura da Festa do Livro.

Conteúdo atualizado em 30 de Maio de 2024 às 14:25