Caminhada Noturna “Entre Laços e Pirilampos” Sensibiliza Comunidade sobre Prevenção de Maus Tratos na Infância

No âmbito do mês de abril, dedicado à prevenção dos maus tratos na infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) realizou, na passada sexta-feira, a caminhada noturna “Entre Laços e Pirilampos”. Esta iniciativa, que visa sensibilizar para uma temática tão importante, reuniu cerca de duzentos participantes, incluindo avós, pais, crianças, instituições e organizações comprometidas com a proteção das nossas crianças.

Inspirada na história dos laços azuis, popularizada pela americana Bonnie Finney, que em 1989, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. A caminhada serviu como um momento de reflexão e solidariedade, lembrando-nos da importância de proteger e cuidar das nossas crianças. Os laços azuis, símbolo desta causa, foram também colocados em diversos espaços públicos, como parte das atividades de conscientização.

A presença e o apoio de toda a comunidade são testemunhos do compromisso coletivo em promover um ambiente seguro e saudável para as crianças. Esta caminhada é apenas uma das muitas iniciativas planejadas para este mês de sensibilização, demonstrando um esforço contínuo para educar e proteger os mais vulneráveis.

Para Helena Martinho, presidente da CPCJ de Celorico de Basto, esta iniciativa “fica marcada pela elevada participação e pelo sucesso. O objetivo é lembrar a necessidade de cuidar das crianças realizando um evento de convívio entre as várias pessoas e entidades que contribuem para o bem-estar dos mais novos. O percurso da caminhada “Entre laços e pirilampos” teve um percurso em forma de laço, dentro da malha urbana da sede do concelho e numa noite muito agradável iluminamos os participantes com elementos de luz como simbolismo de dar luz à vida, chamando a atenção para esta causa que deve ser de todos nós”.

As atividades prosseguem com a peça de teatro “Na Terra da Igualdade”, agendada para hoje e amanhã, proporcionando mais oportunidades para reflexão e diálogo sobre esta importante questão.