Jornal escola “Letras de Cá” foi ontem distribuído na escola Básica de Gandarela em dia de celebração da atividade de Páscoa – “Mesa da Partilha”.
O jornal “Letras de Cá” esteve simbolicamente disponível no quiosque da escola “Quiosque da Liberdade” e é sinónimo do dinamismo deste estabelecimento de ensino “na criação de dinâmicas inclusivas que envolvem a comunidade escolar com brio e dedicação. Este projeto favorece a interação do aluno com a realidade social, desenvolvendo o seu sentido critico e o desenvolvimento do raciocínio, motivando-o para a participação e o sentido de pertença. Ao mesmo tempo é uma forma de tornar a comunidade escolar informada e participativa em projetos que a todos dizem respeito” disse Domingos Carvalho, Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.
Para a Coordenadora da Escola Básica de Gandarela este é um “um projeto que nasceu impregnado de paixão com os alunos e os professores imbuídos no espirito de cidadania vinculado à comunicação, e que permite abrir, em definitivo, as portas à comunidade”.
Este é, de facto, um projeto impregnado de paixão e resiliência que não abre apenas as portas à comunidade “é um projeto que a convida a participar e a sentir a “escola”. Uma escola cada vez mais disponível, atenta e participativa, sempre com os alunos como obras a lapidar, neste que é o maior espaço do conhecimento e do saber. Esta ligação entre a escola e a comunidade acarreta uma multiplicidade de possibilidades e imprime uma responsabilidade crescente e integral, onde todos são visados” palavras de José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
A apresentação do 3º número do “Letras de Cá” coincidiu com a atividade de Páscoa – “Mesa da Partilha”, e contou com uma atividade cultural associada com momentos referentes à Páscoa e à vida de Cristo com reflexão do padre António Gonçalves.