Geminado com Celorico de Basto desde 2006, o Município de Houilles procura marcar presença neste concelho de forma a fomentar as relações de intercâmbio cultural entre os dois municípios.
A Festa Internacional das Camélias é um dos momentos mais marcantes da cultura celoricense e é, por isso, um atrativo para “fomentar experiências e vivências marcantes que permitam fortificar esta relação de proximidade entre estas duas culturas” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, aquando da receção da comitiva francesa. “A nossa festa internacional das camélias destaca-se no nosso programa anual de atividades e acerca em si uma multiplicidade de possibilidades que gostaríamos de partilhar de forma consistente com os municípios geminados de forma a atribuir a este certame, ainda mais valor e notoriedade” ressalvou o autarca.
A comitiva de Houilles era composta pela presidente do Comité de Geminação, Alexandra Carlier Cadiou e por mais 5 elementos que ficaram alojados em famílias de acolhimento de Celorico de Basto. Durante a estadia, a comitiva usufruiu de um programa intenso na sua maioria integrado na programação genérica da Festa das camélias. De forma concreta, no sábado participaram no passeio de clássicos pelo concelho e durante a tarde usufruíram das cerimónias de abertura da exposição /concurso de camélias e das mais variadas atividades a decorrer na Quinta do Prado, assim como no desfile de moda para a eleição da rainha e princesas das camélias. No domingo tiveram a oportunidade de desfrutar da caminhada das camélias.