PAPERSU 2030

Restos também têm valor!

Sabia que?

• Quase metade dos resíduos que produz são restos de comida!
  • Em média, cada pessoa deita fora 200 kg de restos de comida por ano!
  • 1 kg de restos de comida produz cerca de 0,5 kg de composto que pode ser utilizado na agricultura, em substituição de fertilizantes artificiais!
  • A produção de restos de comida de uma família, por ano, permite produzir energia elétrica suficiente para o consumo de um televisor LED durante três meses!

Porquê Participar?

Pode ajudar o seu Município a reduzir os resíduos que são enviados para aterro e a aumentar os materiais que vão ser reciclados e dessa forma diminuir a Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) que o seu Município paga para o tratamento do lixo de todos nós!

As Metas ambientais, a nível nacional, de deposição de resíduos em aterro em 2035 são bastante exigentes e impõe uma alteração profunda no quotidiano dos cidadãos, que representa um passo concreto na promoção e responsabilidade ambiental e na consciencialização de toda a comunidade!

Como Participar?

O Município de Celorico de Basto já iniciou o seu projeto de recolha seletiva de biorresiduos, financiado pelo Fundo Ambiental, com a aquisição e instalação de biocompostores nos quatro polos urbanos do concelho e adquiriu contentores de recolha e um veículo elétrico que fará a recolha e transporte destes biorresiduos pelos edifícios residenciais de todo o concelho.

Através de uma forte campanha de sensibilização, pretende-se aumentar a recolha do volume de biorresíduos, para reutilização e reciclagem, de forma a diminuir a percentagem de deposição de resíduos no aterro e desta forma, diminuir os custos materiais e ambientais, muito significativos, para o município e para a população.

O nosso desafio é que todos participem neste processo evolutivo, para que, em conjunto alcançarmos estes objetivos ambiciosos e que são muito importantes para o futuro da nossa comunidade e das gerações vindouras.

Na proposta do Plano Municipal de Ação para o Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU) 2030 de Celorico de Basto, estão definidas várias medidas de adaptação, agrupadas em três eixos (Prevenção, Gestão de Recursos e Operacionalização) e que passam pelo reforço da sensibilização, implementação de novos fluxos de recolha, incremento dos hábitos de separação (com maior ênfase na fração dos Biorresíduos), modernização dos serviços de recolha e de monitorização dos mesmos, entre outros.

Se tem uma ideia de projeto ou iniciativa, partilhe connosco, através do preenchimento do inquérito 👇, ou através de uma exposição (enviar por emal para geral@mun-celoricodebasto.pt). Contribua para o bem de todos.

PAPERSU 2030 – INQUÉRITO

"*" indica campos obrigatórios

1. Qual a sua freguesia de residência?
2. Qual a importância que atribui à Gestão dos Resíduos?
3. De entre a seguinte lista, quais são as suas três principais fontes de informação sobre os resíduos?
4. Identifique os maiores desafios na gestão de resíduos na sua área de residência: (selecione as duas mais importantes)
5. Na sua opinião, como poderemos reduzir a produção de resíduos? (selecione as duas mais importantes)
6. Na sua opinião, como poderemos aumentar a reciclagem? (selecione as duas mais importantes)
7. Sabe o que acontece aos seus resíduos depois de serem recolhidos pelos Municípios? Selecione a(s) correta(s)
8. Qual o modelo de recolha de resíduos que considera que poderia melhorar significativamente a participação do cidadão na reciclagem? Fluxo: Papel, Embalagens, Vidro, Alimentares
9. Como podemos aumentar a consciência ambiental da população na gestão de resíduos?

OBRIGADO!

Conteúdo atualizado em 6 de Março de 2024 às 16:32