Encontro “Vamos Cantar as Janeiras” juntou a população do concelho de Celorico de Basto

Com a participação mais concorrida de sempre, este encontro mostrou que as tradições das Janeiras estão bem enraizadas no concelho de Celorico de Basto

“Um espetáculo memorável” aconteceu este domingo, 28 de janeiro, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses com a presença de 33 grupos a atuar e uma multidão a aplaudir.

“Um encontro que primou pela qualidade desde o primeiro ao último instante, o que muito nos engrandece enquanto comunidade” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Foram quatro horas e meia de espetáculo “com a população a aderir em massa quer pelo número de participantes quer pelo público que esteve presente neste cineteatro a aplaudir os grupos que tão bem se apresentaram. As músicas, as interpretações e os trajes, tudo foi apresentado com o rigor que pede a tradição. E isso deixa-nos muito satisfeitos e cientes que estamos a fazer o caminho certo. A preservação das nossas tradições é uma missão nobre onde todos devemos estar incluídos. Hoje ficou bem patente que estamos todos imbuídos no mesmo espirito, o querer preservar as nossas tradições, estes costumes que vão passando de geração em geração, o que nos identifica enquanto povo. É esta perceção de quem somos, que nos permite honrar todos aqueles que viveram antes de nós e perpetuar esta herança cultural” afirmou o autarca. José Peixoto Lima disse também que este encontro “une as pessoas por causas maiores, e promove o convívio, a alegria, a pertença à nossa comunidade”.

Organizado pelo Município de Celorico de Basto, esta XXII edição contou com a participação de grupos oriundos das diferentes freguesias do concelho. Presentes estiveram os Cantares da ASSB, a Comissão de Festas de Codessoso, a Tuna de Arnoia, a Banda Filarmónica de Santa Tecla, a Junta de Freguesia de Agilde, a União de Freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla), o Clube Desportivo Celoricense, os Viva Moreira, os Cantares à Maneira, os Amigos de Borba, a Comissão de Festas de S. Pedro de Britelo, a Associação Arnoia Em Movimento, o Grupo de Jovens de Veade, o Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela, o Grupo Coral de S. Pedro de Britelo, os Amigos do Calvelo, a Universidade Sénior de Celorico de Basto, o Grupo Coral de Molares, o Centro Recreativo Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo, a ADIC, o Rancho Recreativo e Cultural de Santa Maria de Canedo, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, o Futebol Clube de Gandarela, a Comissão Festas Moreira do Castelo, os Jovens de Britelo, os Escuteiros – Agrupamento 1274 S. Pedro Britelo, a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe, os Sons da Mota, a Andorinha Astuta, a Associação de Futsal de Celorico de Basto, os Cavaquinhos da Escola profissional Agrícola Eng. Silva Nunes e a Associação Cultural e Recreativa de Caçarilhe.