Idosos do Celorico a Mexer levam Janeiras aos paços do concelho

Celorico de Basto vive intensamente a tradição das Janeiras, ao longo do mês passaram pelo Município de Celorico de Basto vários grupos que cantaram as janeiras ao executivo. Hoje, 25 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e os vereadores do executivo ouviram um grupo de idosos do Celorico a Mexer que interpretaram a música “Somos cantores, vimos cantar”.

Este grupo, que conta com idosos dos grupos de Caçarilhe e de Ourilhe, ensaiou a música nos locais de animação para, como habitualmente “fazer um brilharete quando apresentada ao público”.

Terminada a interpretação da música, os idosos foram convidados pelo presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, a desfrutar de um chá e de um bolo flor camélia, na varanda do edifício da Quinta do Prado. Para o autarca “esta iniciativa em particular mexe muito com as memórias dos idosos que, quando jovens, viviam intensamente estas tradições, tradições que nos definem enquanto povo, que fazem parte da nossa identidade, da nossa história e que têm que ser preservadas”. José Peixoto Lima disse também que “o programa Celorico a Mexer prima por valorizar essas memórias e tradições, porque se trata de um programa que dá aquilo que os idosos querem receber, e as suas memórias mais felizes são sempre valorizadas e priorizadas nas ações a desenvolver”.

Os idosos estavam manifestamente felizes e satisfeitos com resultado, “ensaiamos poucas vezes mas o resultado foi o esperado, acho que estivemos bem e que gostaram de nos ouvir” disse Teresa Oliveira, do Celorico a Mexer.