Foi publicado em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros que ratifica a deliberação da Assembleia Municipal de Celorico de Basto e aprova a criação da Polícia Municipal neste concelho.

Cumpridos os trâmites administrativos necessários, o processo da criação da Polícia Municipal de Celorico de Basto cumpriu agora o último passo formal com a aprovação pelo Conselho de Ministros e publicação em Diário da República.

A criação da Polícia Municipal nasce da convicção do executivo do Município de Celorico de Basto na necessidade e vantagem de criar esta corporação vocacionada para o exercício de funções de polícia administrativa e de natureza civil.

José Peixoto Lima, congratula-se com a concretização de mais um passo num processo que “irá permitir ao Município resolver um grave problema de falta de recursos humanos na área da fiscalização, criando uma força de segurança que tem a vantagem de poder cumprir todas as funções que cabem aos fiscais municipais e outras que estes não podem desempenhar, com competências alargadas como a vigilância de espaços públicos ou abertos ao público, designadamente áreas circundantes de escolas, guarda de edifícios e equipamentos municipais, acrescidos com a transferência de competências nas áreas da educação e da saúde.  Para além destas funções, a Polícia Municipal passará também a efetuar a fiscalização em zonas de caça municipal, segurança durante a realização de eventos e policiamento de parques e jardins municipais, articulando, naturalmente, com as outras forças de segurança atuantes no território”.