Multidão na Feira Anual de Santa Catarina

Última atualização:

Milhares de pessoas passaram por Celorico de Basto este fim-de-semana para viver a tradicional feira anual de Santa Catarina.

Feira franca, mostra animal e mostra gastronómica, espaços criados para receber os visitantes que acorreram em massa a este concelho.

A Feira Anual de Santa Catarina promovida pelo Município de Celorico de Basto voltou a ter o ímpeto de outros tempos, com o reboliço característico de uma feira franca. “Este é um evento que se demarca pelas suas características próprias, e ao qual procuramos acrescentar valor a cada edição” disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “A organização desta feira é cada vez mais metódica no sentido de criar as melhores condições para os feirantes e expositores mas também maior conforto a quem circula pelas nossas ruas”. O autarca mostra-se agradado pela moldura humana presente e assegura que a grande marca deste evento será sempre a tradição. “As tradições são a marca indelével desta feira, e é isso que pretendemos preservar, porque são a nossa identidade, a marca distintiva deste território. A inovação são momentos pontuais, é um acrescento de valor, é a valorização do que é endógeno, a nossa gastronomia, o nosso vinho verde, o nosso tão saudável convívio”.

Convívio que se verificou em particular na Mostra Gastronómica, um local com animação permanente nos três dias de feira e onde os visitantes puderam degustar as mais variadas iguarias. A mostra animal que veio substituir o concurso pecuário foi organizada em parceria com a Casa do Agricultor de Celorico de Basto – Associação Agrícola e mostra-se cada vez “mais apelativa e convidativa. Esta mostra apresenta-se hoje mais atrativa, a Casa do Agricultor tem vindo a fazer um trabalho notável no incentivo à produção de animais de grande porte e de pequeno porte, trabalho esse que também se evidencia nesta Feira Anual de Santa Catarina, com a participação de um maior número de produtores, e o acrescento dos animais de pequeno porte. Tivemos ainda um picadeiro, onde os visitantes puderem andar a cavalo, um momento lúdico promovido pela Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes, um entidade que também se associa à organização desta feira” disse Maria José Marinho, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal. A autarca assegura que “não há feira como esta, nota-se efetivamente que as pessoas vêm para feirar, para comprar as sardinhas, as árvores de fruto, as samarras, as meias, para se preparem para o inverno, para ver os amigos e familiares”.

Acoplado a esta feira decorreu o III Tunacel, um festival de Tunas que encheu o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricense de gente para assistir a este momento, iniciativa promovida por um grupo alargado de jovens deste concelho à qual o município se associou.

A Feira Anual de Santa Catarina volta às ruas de Celorico de Basto nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2024.

Conteúdo atualizado em 30 de Novembro de 2023 às 22:23