Município de Celorico de Basto com veículo elétrico

Veículo de cabine simples 2 lugares com caixa de carga aberta, da marca Alkè, é agora do Município do Celorico de Basto e advém de uma candidatura ao Fundo Ambiental.

Financiado a 100%, este veículo irá servir de apoio à manutenção da ecopista e em situações excecionais aos jardins municipais. Para José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, “havendo essa possibilidade, obviamente que é objetivo apostar numa alternativa sustentável aos carros de combustão interna. Trata-se de um veículo com funções específicas, direcionado ao apoio à manutenção da nossa ecopista, uma das principais portas de entrada do concelho e que é cada vez mais, uma referência para a comunidade local e para quem nos visita pelas suas características próprias”. O autarca ressalva que “a manutenção dos espaços sempre foi um problema por falta de recursos, uma dificuldade que estamos a solucionar, porque mais importante do que criar de raiz é a preservação dos equipamentos”.

Esta viatura tem uma autonomia de 120kms, com carregamento monofásico com fio terra de 6,5horas no máximo. Tem uma capacidade de caga de uma tonelada e capacidade de arrastamento de duas toneladas.