Escolas de Celorico de Basto com galardão Eco-Escola

A Escola Básica da Mota, a Escola Básica de Gandarela e a Secundária de Celorico de Basto receberam, em Braga, o galardão bandeira verde Eco-Escolas pelo cumprimento das normativas impostas por este projeto.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto, parceira na iniciativa, também foi galardoada.

Maria José Marinho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, mostra-se satisfeita por perceber que as escolas “estão imbuídas no espirito da preservação ambiental, uma missão partilhada pelos professores, alunos e a toda a comunidade. A autarquia integra estes projetos porque entende que a sustentabilidade não pode ser apenas tema de conversa, exige ação, intervenção e sobretudo consciência de que todos juntos podemos fazer a diferença na preservação do nosso planeta”.

Opinião partilhada pelo Coordenador do projeto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas, Jaime Guimarães que assegura que a escola “ tem feito o seu papel para a educação ambiental. Estes projetos são um acrescento ao trabalho desenvolvido e que premeiam esse trabalho, funcionando como força impulsionadora para fazer mais e melhor”.

A iniciativa promovida pela EBAE é o resultado do cumprimento das diretrizes do programa Eco-Ecolas por cada escola inscrita. Cada escola para receber a Bandeira verde terá que concretizar 1/3 do plano de ação, seguir a metodologia dos 7 passos que implica um conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco – código. Terá ainda por obrigatoriedade realizar atividades no âmbito dos temas-bases (água, resíduos energia) e de pelo menos um dos temas do ano (2022-23: espaços exteriores e Biodiversidade: Preservar e Regenerar).

O programa Eco-escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido neste país pela ABAE. Tem por missão encorajar e premiar o trabalho desenvolvido pela escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.