Livros “Memórias de um pároco de Aldeia” e “os Santos de Nossa Casa” de Domingos Monteiro da Costa apresentados em Celorico de Basto

“Obras literárias procuram perpetuar memórias e raízes desta terra, destas gentes”

O Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa foi, este sábado, 07 de outubro, o palco da apresentação das obras literárias da autoria do Padre Domingos Monteiro da Costa, nascido na freguesia do Rego e atualmente em funções na missão de pároco na paróquia da Mexilhoeira Grande, no Algarve.

A abrir a sessão a sobrinha do autor, Cristina da Costa Castro, fez uma breve resenha da vida do Padre Domingos, desde o nascimento até à atualidade com especial enfoque para a importância das origens e das pessoas que o acompanharam ao longo da vida. As raízes são tema recorrente do livro “os Santos de Nossa Casa” com uma alusão clara à irmã Teresa que poderá vir a ser canonizada. O padre Alexandre Sá apresentou o livro “Memórias de um pároco de aldeia” salientando a frontalidade e o trabalho como características que marcam a personalidade do autor e factos que o distinguem e que levantam o véu para a leitura das obras.

O autor mostrou-se agradecido por apresentar as obras neste auditório, pedido que fez ao Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e que este acatou imediatamente. Numa noite de agradecimentos o autor salientou a importância de poder mostrar a sua vida através das obras literárias. Uma história de vida inspiradora que deixou todos os presentes encantados com a vida e a obra do autor.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, assegurou que “as obras literárias procuram perpetuar memórias e raízes desta terra, destas gentes o Padre Domingos é nosso conterrâneo, aqui da freguesia do Rego, com uma vida notável que se evidencia pela forma como marca as pessoas, e como estas o seguem. Hoje, podemos ouvir um pouco mais da sua vida e perceber a importância das raízes, das origens na consolidação da sua essência. Com uma história de vida inspiradora onde pauta o bom humor e a alegria”.

A apresentação foi abrilhantada pelo Grupo Coral de Britelo que interpretou as músicas a Semente, Onde Deus te levar, Vamos sorrir, e Hino da Alegria.

No final da sessão, foi promovida uma sessão de autógrafos e um verde de honra. Em simultâneo os presentes puderam assistir à exposição “As Torres da Igrejas e os Santos Padroeiros”. As Torres são desenhos da artista plástica Carminda Andrade e pertencem ao Município, os Santos Padroeiros são da autoria da pintora Fátima Lopes. São pinturas feitos à dimensão humana e segundo a visão da artista e não como estão representados nas igrejas. Toda a exposição foi apresentada pela artista plástica Carminda Andrade.