Dia Nacional dos Castelos celebrado no Castelo de Arnoia em Celorico de Basto

O Município de Celorico de Basto associou-se à Rota do Românico para celebrar o Dia Nacional dos Castelos, a 07 de outubro. As celebrações constam de uma visita Guiada noturna ao Castelo de Arnoia, a partir das 21h30, com saída do Centro Interpretativo, localizado na antiga vila de Basto. A participação exige inscrição que poderá ser formalizada aqui  .

Esta iniciativa tem a durabilidade aproximada de 1h30 e os participantes deverão trazer lanternas.

Terminada a visita guiada, os participantes e a comunidade em geral que se queira associar, poderão participar numa Viagem pelo Cosmos, com observação do universo através de um telescópio, enquanto decorre o concerto ao vivo dos Eye Color Dreams, tudo isto, dentro das muralhas do Castelo de Arnoia.

“A celebração do Dia Nacional dos Castelos visa sensibilizar para a preservação deste património edificado que faz parte indissociável da nossa história e da nossa identidade” disse Maria José Marinho, Vereadora da Cultura e Turismo do Município de Celorico de Basto.

O Castelo de Arnoia é Monumento Nacional desde 1946. Trata-se de uma fortaleza de origem roqueira que se impõe na paisagem. A sua torre de menagem, o torreão quadrangular e a cisterna merecem particular destaque. Integra a Rota do Românico desde 2010.