Semana de celebração dos 𝟮𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗖𝗣𝗖𝗝 𝗱𝗲 𝗖𝗲𝗹𝗼𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗮𝘀𝘁𝗼 encerrou com espetáculo musical

Foi no final de uma semana intensa de atividade, com as associações culturais, recreativas, musicais e desportivas em exposição/demostração na Casa da Terra, que a CPCJ de Celorico de Basto encerrou as celebrações de aniversário com um concerto musical a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional e Agrícola Eng Silva Nunes e Banda Filarmónica de Sta. Tecla.

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses encheu para assistir ao concerto e para felicitar a CPCJ de Celorico de Basto pelo trabalho desenvolvido em prol da promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens. O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, teceu largos elogios a esta entidade e aos elementos que a constituem, “esta entidade tem feito, ao longo deste 20 anos, um trabalho notável na promoção e proteção das crianças e jovens. Uma missão que envolve toda a comunidade e que procura, de forma integral, prevenir ou por termo a situações que possam por em causa o desenvolvimento integral da criança nas mais variadas dimensões”.

No intervalo do concerto, as associações/entidades que estiveram presentes na Casa da Terra a convite da CPCJ, foram homenageadas com a entrega de um diploma de participação. Foi com o provérbio Africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” que Nuno Machado, representante das associações Juvenis na CPCJ deu inicio à homenagem referindo ainda que “quando todos se unem por uma missão comum o resultado só pode ser positivo, é assim a CPCJ é assim que trabalhamos diariamente, com a missão primeira de proteger as crianças e jovens e promover os seus direitos e garantias”.

As associações/entidades que acataram a chamada da CPCJ, e que estiveram de 15 a 22 de setembro na Casa da Terra, foram o Agrupamento de Escuteiros de Arnoia, o Clube Atlético de Codessoso, a Associação Cultural e Recreativa de Fervença, o Centro Cultural e Folclórico de Gandarela, a Associação cultural – Teque, associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, a Associação de Futsal de Celorico de Basto, o Shotokan Karaté-Do Associação Desportiva de Celorico de Basto, o Clube de Natação de Basto, A Academia de Música de Basto- Cooperartes, o GTC- Grupo de Teatro Celoricense, o Basket Clube de Basto, a Associação do Jogo do Pau, a Banda Filarmónica de Sta. Tecla.

O espetáculo musical deixou a plateia rendida ao reportório apresentado por cada grupo, ficando ainda o convite a todas as crianças, jovens e menos jovens para integrarem quer o Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes quer a Banda Filarmónica de Sta. Tecla. No final do espetáculo, a Secretária de CPCJ de Celorico de Basto, Sara Tavares, na ausência por motivos pessoais da Presidente, Helena Martinho, , agradeceu o empenho e a resposta imediata à chamada da CPCJ para a celebração do vigésimo aniversário desta entidade. “ A mim compete-me agradecer a todos os que se envolveram para a realização desta semana de celebrações. Foi uma semana intensa, uma semana dedicada à promoção e sensibilização para os direitos das crianças e jovens, com a ajuda imprescindível de toda a comunidade. Todos somos fundamentais, e ninguém é imprescindível quando está em causa o bem-estar das nossas crianças”. Sara Tavares de a conhecer todos os elementos que integram a CPCJ de Celorico de Basto e terminou a sua intervenção com a leitura da história “Onde começa a felicidade” de Eva Eland.

Mesmo a terminar o espetáculo todos os presentes cantaram os parabéns à CPCJ de Celorico debasto pela celebração dos seus 20 anos de existência.