Circuito NGPS pelas Terras de Basto

A prova, com total autonomia do ciclista, iniciou em Celorico, na Praça Albino Alves Pereira, e percorreu as Terras de Basto.

Os circuitos NGPS assentam em vários pilares mas foi no conhecimento do território e na marca Terras de Basto que incidiu em particular esta prova. “A grande missão desta prova foi dar a conhecer este território tão particular, as terras de Basto e as suas características diferenciadoras, a sua beleza natural, os seus produtos endógenos, a gastronomia, as gentes” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

A organização da prova foi da responsabilidade da Probasto tendo sido operacionalizada em estreita parceria entre o Município de Celorico de Basto e a a entidade técnica e promotora nacional do Circuito NGPS, Cabreira Solutions.

João Cabreira, responsável pela entidade Cabreira Solutions, diz que o NGPS“ é um conceito único onde não existe horário de partida nem horário de chegada, os participantes vão chegando e partindo entre as 7h30 e as 10h30 e vêm com a intenção de descobrir o território e a gastronomia, por dois trilhos previamente marcados e criados. Estes trilhos dão aos participantes a oportunidade de vivenciar a componente cultural, gastronómica, de paisagem, no fundo, de visitar o que de melhor existe na região de Basto”. A prova passa por Celorico de Basto, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto, e Ribeira de Pena, municípios que integram a Probasto, entidade promotora e que surge na sequência do Granfondo Terras de Basto. “Este é um dinamismo que está a ser desenvolvido com o intuito de consolidar a marca Terras de Basto levando os participantes a usufruir de tudo o que existe na região. A prova dá total liberdade ao ciclista e leva-o a parar nos espaços culturais, no comércio, na restauração, contribuindo para um maior dinamismo económico m todo o território” aferiu o autarca José Peixoto Lima.

A iniciativa contou com 270 pessoas inscritas, abaixo do que era expetável mas previsível tendo em conta as condições atmosféricas previstas.

Um traçado mais curto com cerca de 48 Kms (1150 mts d+) e, em alternativa, para os que pretendem permanecer mais tempo em contacto com a natureza, com as espécies autóctones e residentes locais, um trilho de aproximadamente 65 kms (1745 mts d+) que lhes permitirá percorrer, sem pressas e sem cariz competitivo, os mais belos trilhos da região de Basto.

Os circuitos NGPS permitem interação entre os participantes, a navegação é exclusiva com tecnologia de orientação GPS, havendo por isso, total autonomia do ciclista exigindo uma preparação física adequada e permitindo maior e mais profícua interação com o meio envolvente.